Programação do Carnaval de Rua de Porto Alegre continua neste final de semana
capa

Programação do Carnaval de Rua de Porto Alegre continua neste final de semana

Nova edição do Circuito Cidade Baixa leva blocos para a Praça Garibaldi

Por
Correio do Povo

Festa continua pelas ruas da Capital no sábado e no domingo

publicidade

A programação do Carnaval de Rua de Porto Alegre continua neste final de semana com uma nova edição do Circuito Cidade Baixa. No sábado e no domingo, blocos se concentram na Praça Garibaldi, que fica localizada na esquina das ruas José do Patrocínio e Venâncio Aires. Já os desfiles ocorrem na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto.

A festa começa no sábado com bloco Panteras do Samba, que tem concentração marcada para as 12h e desfila das 13h às 15h. O grupo da zona Norte da Capital costuma apresentar clássicos do samba e da música popular brasileira.

Já o Maria do Bairro terá concentração a partir das 14h e faz seu desfile das 15h às 18h. O bloco é um dos responsáveis pela retomada do Carnaval de Rua da Capital e seu repertório é marcado pela presença de marchinhas que fazem referência a importantes nomes da cultura gaúcha.

Para fechar o dia, o Areal da Baronesa do Futuro se concentra às 17h e sai para desfilar às 19h, encerrando a festa às 21h. O bloco foi fundado a partir da escola Academia de Samba Integração do Areal da Baronesa e participa do Carnaval desde 2013.

No domingo, quem abre os trabalhos é o Ziriguidum, cuja concentração ocorre às 14h e o desfile das 15h às 18h. O bloco costuma aliar em suas apresentações diversos ritmos musicais, como samba, funk, axé e forró. 

E quem encerra o final de semana é o Bloco do Isopor, com concentração a partir das 17h e desfile das 18h às 21h. Com integrantes de quatro gerações de moradores da Cidade Baixa, o grupo mescla músicas novas e antigas na busca por um resgate histórico do Carnaval de Rua.

Carnaval de Rua Comunitário na Cruzeiro e Eixo Baltazar 

O final de semana também tem programação do Carnaval de Rua Comunitário, desta vez em duas regiões da Capital. No sábado, a festa começa às 15h, no bairro Cruzeiro - Av. Cruzeiro do Sul, 3471, esquina com a Rua Caixa Econômica, com o esquenta da Roda de Samba do Caxambu. Participam os blocos da Alegria, da Vila do Campinho, Geração Tigres, AMAVTRON, Grupo Fino Trato, além da Corte oficial do Carnaval.

Já no domingo, às 15h, é a vez da comunidade do Eixo Baltazar entrar na folia com os blocos Nego Lelo, Panteras do Samba, Referência e Raízes. A concentração ocorre na Av. Juscelino Kubitschek, em frente à Praça México.

Trânsito

Com as atividades, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou um esquema especial da trânsito e transporte para a Capital no final de semana. No sábado, ocorrem bloqueios a partir das 8h30min na avenida Érico Veríssimo no sentido bairro-Centro com início na esquina com a rua Alcides de Oliveira Gomes, próximo ao ginásio Tesourinha. O trânsito será desviado pela Alcides de Oliveira Gomes, Lima e Silva (ou João Pessoa), Fernando Machado e Borges de Medeiros.

A avenida Venâncio Aires, entre a Lima e Silva e a Aureliano de Figueiredo Pinto, será bloqueada momentaneamente para a passagem do desfile por volta das 11h e também por volta das 18h. Os ônibus no sentido bairro-Centro serão desviados pelas avenidas Ipiranga e Praia de Belas, e no sentido contrário, Centro-bairro, pela pista lateral da Érico Veríssimo.
 
Na região da Vila Cruzeiro haverá bloqueio entre a rua Francisco Massena Vieira e a rua Neves. Os ônibus do sentido Centro-bairro seguem pelo corredor na contramão, enquanto no sentido bairro-Centro o fluxo será pela via, por fora do corredor. 
 
No domingo, o bloqueio na avenida Érico Veríssimo na esquina com a Alcides de Oliveira Gomes ocorre a partir das 13h, com desvios pela Alcides de Oliveira Gomes, Lima e Silva (ou João Pessoa), Fernando Machado e Borges de Medeiros. Os ônibus serão desviados no sentido bairro-Centro pelas avenidas Ipiranga e Praia de Belas, e no sentido Centro-bairro, pela pista lateral da av. Érico Veríssimo, como de costume aos domingos.
 
A partir das 14h, haverá bloqueio também na rua Múcio Teixeira entre a rua Barão do Gravataí e a avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, que sofrerá bloqueios momentâneos para a passagem do desfile por volta das 18h no cruzamento com a Múcio Teixeira, assim como na avenida Venâncio Aires, entre a Lima e Silva e a Aureliano de Figueiredo Pinto. A rua Gen. João Telles será bloqueada das 12h às 22h entre a rua Henrique Dias e a avenida Osvaldo Aranha, devido a evento de economia criativa.