Carolina Maria de Jesus: vida e obra em site do IMS

Carolina Maria de Jesus: vida e obra em site do IMS

Lançamento celebra os 110 anos de nascimento da escritora, completados hoje, dia 14 de março

Correio do Povo

Carolina Maria de Jesus autografando livro em 1960

publicidade

Nesta quinta-feira, dia 14 de março, data de nascimento de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), o Instituto Moreira Salles celebra o aniversário da autora com o lançamento de um site sobre sua vida e obra. O site reúne extensa informação sobre a trajetória e a produção literária da escritora mineira, que se tornou internacionalmente conhecida com a publicação, em 1960, de “Quarto de despejo”.

A professora e pesquisadora Fernanda Miranda, responsável pela concepção do projeto, diz:

"Tem uma proposta central neste site, que é o de ser um ponto de encontro, onde admiradores, estudiosos, leitores e todas as pessoas que se sentem tocadas por Carolina poderão compartilhar aspectos preciosos de sua vida e obra em movimento”.

Confira o site aqui.

Site está organizado em quatro seções:

Biografia, Obras, Arquivo Vivo e Encontros. A primeira, ilustrada com fotografias, reportagens e reproduções de manuscritos, traça uma linha do tempo, que começa com o nascimento do avô da escritora, Benedicto José da Silva, em 1862, 26 anos antes da abolição da escravatura. Há ainda vídeos, um deles com a filha Vera Eunice falando sobre a mãe, ou com a própria Carolina em seu sítio em Parelheiros, na periferia de São Paulo, para onde se mudou em 1969.

Seção Obra destaca os livros mais conhecidos – “Quarto de despejo”, “Casa de alvenaria” e “Diário de Bitita” ganham cada um ambiente próprio – e lista toda sua produção. Carolina é autora de uma obra extensa, que passa por diversos gêneros literários: poesia (ela se autodefinia como poeta), romance, contos, provérbios.

Seção Arquivo Vivo reúne cartas escritas e recebidas por ela e um extenso material sobre a exposição “Carolina Maria de Jesus – Um Brasil para os brasileiros”, incluindo os depoimentos gravados pelas 12 conselheiras da mostra, entre elas Elisa Lucinda, Conceição Evaristo e Carmen Silva.

Seção Encontros, dividida entre Pesquisa, Escrita e Sala de Aula, espaço mais colaborativo no site. A aba Escrita traz depoimentos de autores cujas obras se relacionam de modos diferentes com Carolina.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895