Cartunistas Edgar Vasques e Santiago autografam na nova Livraria Santos

Cartunistas Edgar Vasques e Santiago autografam na nova Livraria Santos

Artistas estarão no Pontal Shopping nesta tarde

Correio do Povo

O ilustrador e cartunista Edgar Vasques conversa sobre sua obra neste domingo

publicidade

Neste domingo, dia 30 de abril, às 16h, ocorre uma sessão de autógrafos dupla com os cartunistas Santiago e Edgar Vasques. O local é a nova Livraria Santos, localizada no Pontal Shopping (Av Padre Cacique, 2893), bairro Cristal, em Porto Alegre. Artistas apresentam títulos editados pela Libretos.

Os cartunistas também participam de um bate-papo sobre suas obras, como "Tragédia da Rua da Praia em quadrinhos", com ilustrações de Edgar Vasques e texto de Rafael Guimaraens. A HQ recria uma história real ocorrida em setembro de 1911. Quatro misteriosos estrangeiros assaltam uma casa de câmbio na Rua da Praia e se envolvem em uma fuga enlouquecida pelo Centro de Porto Alegre, a pé, de carruagem, de bonde e até a bordo de uma carrocinha de leiteiro. Os desenhos de Edgar imprimem o ritmo frenético dos acontecimentos e retratam a belle époque porto-alegrense do início do século 20 

E Santiago apresenta "Caderno de Desdenho", que reúne o melhor de sua produção dos últimos 30 anos, com desenhos inéditos e muitos publicados em revistas e jornais. Dentre 100 premiações em salões nacionais e internacionais, 16 cartuns vencedores selecionados constam desta obra comemorativa. São cartuns universais e atemporais que abordam temas como ecologia, costumes e crítica social.

CARTUNISTAS:

- Edgar Vasques (Porto Alegre, 5 de outubro de 1949) é um ilustrador, artista gráfico, cartunista e exímio aquarelista. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS em 1979, não exerceu a profissão, mas teve a oportunidade de expressar sua habilidade para o desenho. Publicou pela primeira vez na revista Grillus, editada pelo Diretório Acadêmico da universidade, para a qual criou o personagem Rango, um dos mais célebres anti-heróis das tiras brasileiras, que se tornou um símbolo de resistência à ditadura militar.

Participou do boom do humor dos anos 70 e trabalhou nos jornais Folha da Manhã (RS), Diário do Sul (RS), Pasquim (RJ), revista Versus, Playboy (onde desenhava as aventuras da "Analista de Bagé", personagem de Luis Fernando Verissimo) e Coojornal. Publicou no exterior pela revista Charlie (França). É autor de vários livros de caricatura, humor e histórias em quadrinhos, tendo publicado em 1999 a elogiadíssima HQ "Sottovoce". Pela editora Libretos, também participou das publicações “Rua da Praia – um passeio no Tempo” (2010), “Mercado Público – Palácio do povo” (2012), “Águas do Guaíba” (2015), “O país da suruba” (2017).


- Santiago nasceu Neltair Abreu, em 1950, na cidade que lhe emprestou o pseudônimo Santiago que antigamente foi “Santiago do Boqueirão” na quase fronteira com a Argentina. Estudou Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou por dez anos na Folha da Tarde, para o Coojornal (Cooperativa dos Jornalistas), Pasquim, revista Bundas, jornal Pasquim 21, jornal O Interior, jornal O Estado de S. Paulo, Jornal do Comércio e desenha atualmente para o jornal Extra Classe e revista Le Monde Diplomatique Brasil. Editou 18 livros de humor gráfico, sete destes com o seu personagem, o gauchinho Macanudo Taurino.


Foi premiado oito vezes no concurso do jornal Yomiuri Shimbun de Tóquio, sendo em uma ocasião o Grand Prix, o prêmio máximo, concorrendo com 16 mil desenhos do mundo inteiro. Venceu cinco vezes o Salão de Piracicaba e, em 1992, foi presidente de honra do certame. Ganhou por 20 vezes o prêmio de melhor charge editorial da Associação Rio Grandense de Imprensa. Obteve o prêmio do Salão de Cartuns do Canadá em 1987 e na Alemanha em 1983. Arrebatou o primeiro lugar no Salão de Humor Antiguerra, na Bulgária em 1987. Premiado duas vezes no Salão Carioca de Humor em 1997 e 2008. Em 1987, a revista especializada em humor gráfico, Witty World, dos Estados Unidos, colocou seu nome entre os dez melhores do mundo, junto com Quino, Aragonés, Sempé e Mordillo. Possui originais no Museu da Caricatura em Basiléia, Suíça. Dedica-se também à história em quadrinhos, sua paixão desde sempre. Já publicou contos vivenciados em Causos do Santiago (Zarabatana, 2013) e A menina do Circo Tibúrcio (Libretos, 2016).

Santiago em sua versão Giuseppe Verdi / crédito: Olga Pacheco / Divulgação


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895