Casa de Cultura Mario Quintana celebra o Dia da Música com shows gratuitos

Casa de Cultura Mario Quintana celebra o Dia da Música com shows gratuitos

Adriana Deffenti e Paola Kirst se apresentam gratuitamente no sábado a partir das 18h

Correio do Povo

Adriana Deffenti (E) e Paola Kirst, expoentes da música produzida no RS, fazem show que celebra o Dia da Música e a chegada da primavera

publicidade

A Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736) tem atração especial neste sábado, 1º de outubro, data em que se comemora o Dia Internacional da Música, instituído em 1975 pela Unesco. Duas cantoras expoentes da música produzida no Rio Grande do Sul, Adriana Deffenti e Paola Kirst, fazem show gratuito a partir das 18h no Jardim Lutzenberger (5º andar), comemorando o início da primavera. Na programação que coloca em evidência artistas da cena local e o protagonismo feminino, patrocinada pelas Lojas Renner, os ingressos são limitados a 100 pessoas, e estão disponíveis pelo Instagram da CCMQ. 

A cantora, flautista e compositora porto-alegrense Adriana Deffenti, vencedora do Prêmio Grão de Música 2020 e de quatro Prêmios Açorianos, transita por uma poética musical que reúne gêneros como o folclore argentino, o jazz, o samba, mas essencialmente a MPB. Começou a formação em música clássica aos 9 anos de idade e se especializou na flauta transversal. A artista costuma interseccionar as experiências na dança, no teatro e na música em projetos multidisciplinares e colaborações com artistas de outras áreas, como na ópera "As 7 Caras da Verdade", de Nico Nicolaiewsky, e no musical "Coração de Búfalo", de Carlinhos Carneiro.

Desde 2002 ministra aulas de técnica vocal e canto popular, cursos e preparação vocal de grupos. Como cantora, com foco na voz e suas intermináveis maneiras de expressão, transita  por diferentes estilos. Em 2002, lançou o CD “Peças de Pessoas” e em 2006,  “Adriana Deffenti”. “Controversa”, de 2019, foi o segundo trabalho lançado na Argentina pelo selo Random Records, cuja canção homônima vem sendo executada por diversos intérpretes da cena local e nacional, figurando em trilhas sonoras de filmes como “Copa 181” e o documentário “BR Trans”.

Nascida em Rio Grande e residindo em Porto Alegre, Paola Kirst é cantora, compositora e performer. Com formação em Artes Visuais pela FURG e experiência em dança e teatro, busca um olhar sensível e experimental, utilizando as melodias cantadas, as palavras das canções e o corpo como instrumentos de performance e expressão poética. A produção autoral iniciada há sete anos resultou nos álbuns “Costuras que me bordam marcas na pele” (2018), consolidando a parceria com o trio instrumental Kiai (Lucas Fê, Dionísio Souza e Marcelo Vaz) e “Costuras ao Vivo” (2020), álbum e espetáculo acessível em Libras.

Em 2021, com o músico Lorenzo Flach, lançou “Vertigem”, o mais recente trabalho de estúdio com álbum visual que estreita as fronteiras da música com a performance. Premiada com o troféu Revelação no Prêmio Açorianos de Música, em 2029,  já se apresentou com o Kiai em festivais como Psicodália, Morrostock, Pira Rural, Musicanto, El Mapa de Todos, Tum Tum instrumental, Fejacan, Serenadas (Uruguai), além de shows do Sesc Interlagos (SP) e casas de espetáculos no Rio de Janeiro. Integra o coletivo de artistas e o selo musical em espiral do Estúdio Pedra Redonda.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895