Casa de Cultura Mario Quintana remodela e amplia espaços expositivos e museográficos

Casa de Cultura Mario Quintana remodela e amplia espaços expositivos e museográficos

Equipe da instituição vem trabalhando na ampliação e reprogramação de espaços dedicados à sua memória da instituição e do poeta patrono que dá nome à Casa.

Correio do Povo

Quarto do Poeta

publicidade

Com a reabertura da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) para visitação pública, prevista inicialmente para janeiro, uma das novidades para o público serão os novos espaços anexos ao Quarto do Poeta, situado no 2º andar do prédio. São duas novas salas expositivas, uma delas, anteriormente usada para reuniões, e a outra, antes ocupada pelo setor de manutenção. 

“A antessala do Quarto do Poeta se transformou em espaço expositivo de fotos, poemas e documentos. No quarto, propriamente dito, uma instalação sonora vai permitir que os visitantes ouçam registros raros de Mario Quintana recitando alguns de seus poemas”, adianta Diego Groisman, diretor da CCMQ. Com as ampliações, o visitante circulará por ambientes onde assiste ao documentário produzido para marcar os 30 anos da Casa e vivencia instalações que celebram a vida a obra de Quintana. A atenção com a memória, o patrimônio cultural e o aspecto museológico, no 2º andar da CCMQ ainda tem como novidade a remodelação do espaço do hall, recentemente nomeado em homenagem a Theodor Wiederspahn. O memorial dedicado ao arquiteto exibe fotos, documentos e objetos referentes à história do prédio por ele projetado.

Outro espaço que está de cara nova é o Acervo Elis Regina, que foi ampliado, remodelado e enriquecido com a recente doação da coleção pessoal de Zeca Kiechaloski, ator, biógrafo e amigo pessoal de Elis, falecido em novembro último. Ao visitar o repaginado Acervo Elis Regina, o público também vai acompanhar uma instalação sonora com interpretações preciosas da cantora. No terceiro andar, a inovação é o espaço expositivo do Laboratório Fotográfico Vania Toledo. A mostra de abertura organizada pela equipe de curadoria reúne objetos e fotografias pertencentes ao acervo do próprio laboratório, que funciona há 30 anos na Casa de Cultura Mario Quintana. A iniciativa visa valorizar o processo fotográfico e homenagear as mulheres, na pessoa da fotógrafa.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895