Catar proíbe exibição de “A Garota Dinamarquesa”

Catar proíbe exibição de “A Garota Dinamarquesa”

Filme foi acusado de denegrir os valores morais do país

Correio do Povo

Eddie Redmayne interpreta Lili Elbe, primeira mulher transgênero de que se tem registro

publicidade

O ministro da cultura do Catar anunciou nesta segunda-feira que o filme “A Garota Dinamarquesa”, inspirado na história da primeira artista a passar por uma cirurgia de troca de sexo no mundo, está proibido de ser reproduzido nas salas de cinema do país. A decisão foi tomada quatro dias depois do longa entrar em cartaz na região do Golfo Pérsico, devido a grande reclamação nas redes sociais de que a produção contribuía para a depravação dos valores morais.

Pelo Twitter, o político Hamad Bin Abdulaziz escreveu a seguinte mensagem. “Nós gostaríamos de informar que entramos em contato com a administração pertinente, e a exibição do filme dinamarquês agora está proibido nos cinemas”. Um funcionário de um cine-teatro de Doha, que preferiu não ser identificado, disse que as autoridades ordenaram a exclusão do arquivo do vídeo na manhã desta segunda.

Na mesma plataforma, extremistas muçulmanos utilizaram a hashtag para dizer não à exibição do longa, para mostrar repúdio à produção dirigida por Tom Hooper. Um usuário identificado como Aljazi twittou “sou contra qualquer filme que vai contra nossa religião, moral e tradição. Esperamos que os reponsáveis por mostrar tais obras sejam detidos”. Outro perfil disse que o filme deveria ser exibido com censuras e recomendação apenas para maiores de 18 anos, porque uma proibição traria maior visibilidade.

O longa, que estreia no Brasil no dia 4 de fevereiro, traz Eddie Redmayne como a protagonista Lili Elbe, a primeira pessoa registrada a ter passado por uma cirurgia de troca de sexo. O intérprete britânico de 33 anos concorreu na noite de domingo ao Globo de Ouro como melhor ator, mas perdeu para Leonardo DiCaprio.

Assista ao trailer de "A Garota Dinamarquesa":

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895