Chamamé é tocado pela primeira vez na Library of Congress em Washington DC

Chamamé é tocado pela primeira vez na Library of Congress em Washington DC

Acordeonista Alejandro Brittes, em turnê pelos EUA, fez apresentação e doou o álbum '(L) este' à Biblioteca do Congresso, importante instituição cultural norte-americana

Correio do Povo

Alejandro Brittes em performance na Biblioteca do Congresso em Washington

publicidade

Em turnê pelos Estados Unidos, Alejandro Brittes, acompanhado de André Ely (violão de sete cordas), Charlise Bandeira (flauta e percussão) e Carlos Eduardo de Cesaro (contrabaixo), realizaram um concerto na Library of Congress, em Washington DC, no Theatro Thomas Jefferson Building - Coolidge Auditorium. Esta tornou-se a primeira vez que o gênero foi apresentado no local.

Além do concerto, o acordeonista argentino, radicado no Rio Grande do Sul, realizou uma entrevista mediada pelo Sr. Douglas D. Peach, especialista em Tradições Vivas no American Folklife Center da Biblioteca do Congresso.

A entrevista abordou temas relevantes da sua carreira e sobre a história do Chamamé que hoje é patrimônio Imaterial da Humanidade. Foi doado para o catálogo da instituição um exemplar do livro "A Origem do Chamamé – Uma História para ser contada" (escrito por Brittes e pela historiadora gaúcha Magali de Rossi) e o álbum "(L) este". Após a entrevista, ocorreu o concerto, que foi gravado e será exibido juntamente com a entrevista na página oficial da Library Of Congress, ainda em outubro. 

Segundo Sr. Peach “Foi um evento muito especial e importante para nós no Centro Americano de Tradição Popular”. Brittes acrescentou: “O evento permitiu que o nosso folclore e cultura, em especial o Chamamé esteja em um dos maiores bancos de dados do mundo e possa servir de pesquisa sobre a nossa história”. 

Biblioteca do Congresso

A Biblioteca do Congresso é uma biblioteca de pesquisa em Washington, que serve como um serviço de pesquisa do Congresso dos Estados Unidos e como biblioteca nacional de fato dos Estados Unidos. Fundada em 1800, a biblioteca é a instituição cultural federal mais antiga dos Estados Unidos. A Biblioteca está instalada em três edifícios junto ao Capitólio e é uma das maiores bibliotecas do mundo.  Seu acervo contém aproximadamente 173 milhões de itens e conta com mais de 3.000 funcionários. Suas “coleções são universais, não limitadas por assunto, formato ou fronteira nacional, e incluem materiais de pesquisa de todas as partes do mundo e em mais de 470 idiomas”

Turnê de Alejandro Brittes pelos EUA 

A turnê estadunidense de Brittes possui apoio do programa Iber Exchange de Ibermúsicas e Mid Atlantic Arts Foundation com aportes para confecção dos vistos e parte dos cachês no país. O apoio concedido foi possível devido a convocatória intergovernamental realizada em 2022 em que o artista foi um dos três selecionados para levar a música ibero-americana para os EUA. A turnê está sendo realizada pela Home Team Mgmt e Ochos Bajos Music, através José A. Curbelo que além de manager é Doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pela produtora Magali de Rossi Produções.  

Álbum "(L) este"

Nos meses de novembro e dezembro, Brittes realizará mais dois concertos no Rio Grande do Sul. No dia 11 de novembro, em São Borja (RS); e no dia 3/ 12 em frente as Ruínas de São Miguel, em São Miguel das Missões (RS). 

'(L) este' é um concerto de Chamamé, em que o ritmo dialoga com sua matriz ancestral, com sua origem primária, do resultado do encontro gerado nos 30 povos missioneiros entre a musicalidade e ritualidade dos Guaranis com a música Barroca ensinada pelo Padres Jesuítas, paradigma cultural que com o tempo, e sob força da memória coletiva, deram as condições iniciais para a criação do ritmo Chamamé.

O espetáculo contém repertório autoral de Brittes, com arranjos e readaptação para orquestra de Câmara Barroca, assinados por Fernando Cordella. Também conta com duas sonatas barrocas compostas pelo Padre Jesuíta Domenico Zipolli (1688 -1726).

O projeto '(L) este' é viabilizado pela Lei Rouanet – Ministério da Cultura com o patrocínio das empresas Arroz Prato Fino – Pirahy alimentos, Redemaq e Roda Pneus. A realização e produção é de Magali de Rossi produções e Eduardo Bicca – Soluções Culturais.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895