“Chapeuzinho Vermelho” inspira exposição no Espaço Cultural Correios

“Chapeuzinho Vermelho” inspira exposição no Espaço Cultural Correios

“Breve Percurso da Floresta” abre neste sábado, reunindo obras de 34 artistas 

Correio do Povo

Obra de Andréa Seligman.

publicidade

Um dos contos de fadas mais famosos da humanidade vai virar exposição de arte. Com referência na clássica história infantil da Chapeuzinho Vermelho e curadoria de Fábio André Rheinheimer, “Breve Percurso da Floresta” apresenta obras de 34 artistas gaúchos no Espaço Cultural Correios (sete de setembro, 1020), no Centro Histórico de Porto Alegre. A abertura ocorrerá neste sábado, das 10h às 17h, seguindo com visitação até 30 de julho, neste horário. A entrada é gratuita. 

Obra de Cynthia F.Jappur.  | Foto: Cynthia F.Jappur / Divulgação / CP 

A ideia de propor uma mostra de arte baseada no clássico que remonta ao século XVII nasceu antes da pandemia e começou a tomar forma no início deste ano. Para compor a mostra, Rheinheimer procurou levar para os artistas referências imagéticas das obras e lendas em torno de Chapeuzinho Vermelho. A proposta era sair do óbvio. “Breve Percurso na Floresta” é a última etapa de um projeto homônimo, concebido como provocação, um questionamento aos artistas convidados a partir da referência conceitual da Chapeuzinho Vermelho”. “O projeto foi desenvolvido a partir de parâmetros, tanto visuais, quanto teóricos – além de um viés psicanalítico. O objetivo foi instigar pontualmente a reflexão sobre o tema para levar ao fazer artístico em suas várias formas de expressão”, detalha.

Obra de Gustavo Baldasso Schossler | Foto: Gustavo Baldasso Schossler / Divulgação / CP

 
O primeiro registro que se tem de “Chapeuzinho Vermelho” data de 1697, quando Charles Perrault publicou “Le Petit Chaperon Rouge”, a mais antiga versão escrita deste conto, que narra a história da menina vestida com uma capa com capuz vermelho, muito embora a versão mais popular seja a adaptação de autoria dos Irmãos Grimm, difundida em 1857.

Obra de Marcelo Spolaor | Foto: Gustavo Baldasso Schossler / Divulgação / CP

 

Os artistas

Com essa inspiração, 34 artistas elaboraram produções em artes visuais, fotografia e escultura: Adela Bálsamo Armando; Adriane Krimberg; Alice Espaço Têxtil; Ana Espaço Têxtil; Ana Homrich; Andréa Barros, Andréa Seligman; Anelise Barra Ferreira; Clara Koury; Cynthia F. Jappur; Denise Giacomoni; Denise Wichmann; Daisson Flach; Douglas Fischer; Fábio Petry; Fátima Pinto; Graça Hund; Gustavo Baldasso Schossler; Heitor Bergamini; Inez Pagnoncelli; Kika Herrmann; Larissa Scaravaglione; Lena Kurtz; Marcelo Leal; Marcelo Spolaor; Marinelsa Geyer; Mery Bavia; Nara Fogaça; Noely Luft; Rejane Wagner; Roberta Agostini; Sandra Kravetz; Susane Kochhann; e Suzana Albano.

Obra de Douglas Fischer | Foto: Douglas Fischer / Divulgação / CP

 


 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895