Cine Iberê exibe "Mr. Sganzerla, os Signos da Luz", do cineasta catarinense Rogério Sganzerla

Cine Iberê exibe "Mr. Sganzerla, os Signos da Luz", do cineasta catarinense Rogério Sganzerla

Documentário recria cenário com referências a Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade

Correio do Povo

Rogério Sganzerla, é considerado um dos principais cineastas do Brasil, que revolucionou a arte de interpretar no cinema

publicidade

Na primeira edição de 2018, o programa Cine Iberê da Fundação Iberê Camargo (Padre Cacique, 2000) exibe neste domingo, às 16h, o filme-ensaio “Mr. Sganzerla, os Signos da Luz”, de Joel Pizzini. Com comentários do pesquisador em cinema e doutor em Comunicação, James Guterres de Mello, a sessão tem entrada gratuita.

O filme venceu o Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade 2012 e recria o ideário do cineasta por meio de signos recorrentes em sua obra: Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade, referëncias de seu pensamento. O método de criação, a musicalidade do olhar, o estilo inovador da montagem, a parceria com o diretor Júlio Bressane e o duo com a atriz e companheira Helena Ignez, que revolucionou a mise en scène no cinema são motes. A narração é em primeira pessoa a partir de imagens raras e situações encenadas hoje com personagens-chave de sua obra.

O catarinense Rogério Sganzerla é um dos cineastas mais significativos do Brasil, conhecido pelos clássicos “O Bandido da Luz Vermelha” e “A Mulher de Todos”. Intelectual e transgressor, nos anos 70, no auge da contracultura, fundou com Helena Ignez e Bressane a produtora Belair, que produziu seis longas, em seis meses. Pelo seu caráter anárquico, exilou-se em Londres e com a esposa por mais de 30 anos, revolucionou a arte de interpretar no cinema, produzindo 30 filmes, entre longas, vídeos e curtas. O Cine Iberê é uma atividade paralela às exposições em cartaz no local: “Vivemos na Melhor Cidade da América do Sul” e “Sombras no Sol”.

Confira o trailer:




Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895