Cine Santander Cultural exibe produções francesas recentes

Cine Santander Cultural exibe produções francesas recentes

Nove longas integram ciclo "Cinema Francês Contemporâneo", que começa nesta quinta

Correio do Povo

Cena de “O Filho”, uma das atrações do ciclo

publicidade

Nove longas inéditos serão exibidos a partir desta quinta-feira no Cine Santander Cultural (7 de Setembro, 1028), em Porto Alegre, dentro do ciclo “Cinema Francês Contemporâneo”. Os títulos são “Boa Sorte Argélia”, “Os Desastres de Sofia”, “O Filho”, “A Horta do meu Avô”, “A Lei da Selva”, “Louise no Inferno”, “Paris a Branca”, “Swagger” e “Últimas Novidades do Cosmos”, produzidos nos últimos três anos. A grade de horários da mostra pode ser conferida pelo link.

Ameaçados pela concorrência, dois amigos, que fabricam equipamentos de esqui, vão participar dos Jogos Olímpicos da Argélia, em “Boa Sorte Argélia”, de Farid Bentoumi. Chiara Mastroianni está no elenco. Já Caroline Grant estrela “Os Desastres de Sofia”, de Christophe Honoré, sobre uma pequena aristocrata que abala a corte francesa. O filme é baseado na obra da Condessa de Ségur.

Sem nunca ter conhecido o pai, o parisiense Mathieu recebe a notícia que este morreu. Ele resolve ir ao funeral, em Quebec, Canadá, em “O Filho”, de Philippe Lioret. “A Lei da Selva”, de Antonin Peretjatko, traz estagiário francês enviado à Guiana para lançamento de estação de esqui, que se perde na Amazônia. A animação “Louise no Inverno”, de Jean-François Laguionie, foca numa senhora que perde um trem e é forçada a enfrentar a natureza. Lídia Terki dirige “Paris a Branca”, sobre Rekia, 70 anos, que sai da Argélia para buscar um homem que ela não reconhece mais.

Três documentários fecham o ciclo. “A Horta do Meu Avô”, de Martin Esposito, fala sobre a visita do diretor à casa do avô natureba; “Swagger”, de Olivier Babinet, trata de 11 adolescentes brilhantes, moradores de bairros pobres de várias cidades francesas; e “Últimas Novidades do Cosmos”, de Julie Bertucelli, aborda a história de Helène, garota tetraplégica que se comunica com letras plastificadas sobre folha de papel.

Ainda dentro da programação de abril, o clássico francês "O Pequeno Príncipe", uma adaptação do livro de Saint-Exupéry produzida em 1974, ganha três sessões com entrada franca. A iniciativa faz parte do programa "Domingo Cultural", que promove atividades em datas especiais ao longo do ano para públicos de todas as idades.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895