Cinebiografia de Nelson Mandela será lançada em novembro

Cinebiografia de Nelson Mandela será lançada em novembro

Ex-presidente da África do Sul autorizou filme e assistiu a algumas cenas

AFP

Ex-presidente da África do Sul deu sua autorização para o filme e assistiu a agulmas cenas

publicidade

Estreia em novembro o filme baseado na autobiografia de Nelson Mandela, "Longo caminho para a liberdade". O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelos produtores da obra, em evento oficial na África do Sul. A cinebiografia vai mostrar as memórias do grande líder humanitário, da infância à liderança política, passando pelas lutas, pela prisão e pela libertação que o conduziram à presidência do país, feito inédito para um negro na África do Sul pós-apartheid.

Mandela começou a escrever sua biografia em 1974 enquanto estava preso em Robben Island. O texto só foi concluido após sua libertação, em 1990, após 27 anos atrás das grades. Sua história de combate chega a se confundir com a do país.

O ator britânico Idris Elba terá a delicada missão de dar vida nas telonas a Nelson Mandela, uma das personalidades mais respeitadas do mundo. "Estamos honrados com a autorização de Madiba (nome carinhoso de Mandela na África do Sul) para levar sua fascinante história de vida ao cinema", destacou o produtor do filme, Anant Singh. Ele contou ter ficado muito feliz quando Mandela olhou certas imagens de Elba e perguntou: "O que eu estou fazendo ali?".

"Este reconhecimento e esta afirmação de Madiba é muito importante, e faz pensar que valeu a pena querer levar o projeto adiante", explicou Singh. "Longo caminho para a liberdade" foi publicado em 1994 e traduzido em diversos idiomas. Singh comprou os direitos para fazer o filme em 1996.

O livro narra como os anos de clandestinidade, de luta armada e prisão de Mandela se confundem com o combate pela liberdade na África do Sul, minada por 40 anos de apartheid. O filme contou com a participação de um grande elenco sul-africano e foi filmado em diversos locais do Cabo oriental, província natal de Mandela.

De acordo com os produtores, a cinebiografia é o único filme que teve a autorização de Mandela e da Fundação Nelson Mandela, centro que trabalha em prol da luta do ex-presidente. Mesmo assim, o percurso de Mandela já foi tema de diversos filmes e documentários. Nelson Mandela, que não faz aparições públicas desde a final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, está completamente fora da cena política. Neste ano ele foi hospitalizado diversas vezes em decorrência de complicações respiratórias.


Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895