Cineclube Torres festeja ‘Aquarius’ e Sônia Braga

Cineclube Torres festeja ‘Aquarius’ e Sônia Braga

Sessão integra o 10º Ciclo de Filmes de Expressão Ibero-Americana que acontece todas as segundas-feiras às 20h, na cidade praiana

Correio do Povo

Filme de Kleber Mendonça Filho integra o Ciclo em Torres

publicidade

A obra escolhida para ser apresentada ao público na noite desta segunda-feira, dia 1 de abril, em Torres é “Aquarius”, do diretor recifense Kleber Mendonça. A sessão acontece às 20h, na Sala Gilda e Leonardo, do Cineclube Torres.

Indicada a vários prêmios internacionais, a obra levou Prêmio Platino de Melhor Atriz, para Sônia Braga, em 2017; Melhor Longa-Metragem de Ficção e Melhor Diretor, no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, no mesmo ano; Prêmio Ibero-Americano de Cinema Fênix de Melhor Direção, em 2016; Silver Condor Award for Best Ibero-American Film, em 2018; Prêmio Ibero-Americano de Cinema Fênix de Melhor Atriz, para Sônia Braga, em 2016; entre outros. Depois de ser exibido no Festival de Cannes e ter sua première brasileira no Fetival de Cinema de Gramado, o filme ganhou ainda mais intensidade nas telas.

O cenário do filme é o bairro Boa Viagem, zona Sul do Recife, no qual acontece a principal locação do filme “Aquarius”, onde uma jornalista aposentada, vivida por Sônia Braga defende seu apartamento, onde viveu a vida toda, do assédio de uma construtora. O plano é demolir o edifício Aquarius e dar lugar a um grande empreendimento.

Mas junto da denúncia do atropelo normalmente permitido a construtoras e incorporadoras, um pouco por todo o Brasil, em áreas com edifícios históricos de valor histórico e patrimonial, o filme entrega uma emocionante jornada de uma mulher livre, uma viúva já não tão jovem, que decide de viver plenamente afetos e as paixões de hoje, assim como cultuar as recordações e as memórias, ignorando estigmas e preconceitos normalmente impostos pela sociedade. O prédio Aquarius que ainda resiste na praia do Pina, em Recife, se chama de “Oceania”, e hoje é um ponto turístico local.

O filme tem sido considerado uma obra prima pela crítica, que elogiou a sua direção, roteiro e a atuação de todo o elenco, particularmente a de Sônia Braga. Kleber Mendonça é o mesmo diretor de “Bacurau” e de “Retrato Fantasma”, dois outros filmes consagrados.

Veja Também


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895