Cinema nas telonas depois do Oscar

Cinema nas telonas depois do Oscar

Com ‘Shazam - Fúria dos Deuses’ e três produções brasileiras, as telonas mostram suas estreias

Marcos Santuario

O filme é o segundo da sequência sobre o herói

publicidade

Ainda estamos sob o efeito do Oscar 2023, com a cerimônia do último domingo, e com boa parte do público voltando aos cinemas para buscar os filmes vencedores de estatuetas. Mesmo sim, há novidades que chegam às telonas para alegria de muitos. 

Uma das novidades é ação e aventura de “Shazam! Fúria Dos Deuses”, com mais de duas horas de duração e com a direção de David F. Sandberg. No elenco estão nomes como Asher Angel, Jack Dylan Grazer e Zachary Levi, para dar vida à sequência do primeiro filme do herói que acompanha as aventuras do adolescente orfão Billy Batson. O garoto, vivido por Angel, é aquele para quem basta gritar a palavra “Shazam!” para que o jovem se transforme no super-herói adulto Shazam, interpretado por Levi. E é este dom, recebido de um antigo mago, que o auxilia, na lógica do menino dentro de um corpo de herói, a divertir-se com seus superpoderes e a testar os limites de suas habilidades. Neste clima é que ele começa a lutar contra as forças do mal, para alegria dos fãs. 

O universo brasileiro ganha força com a exibição de três produções 

A primeira delas é “Medusa”, produção que une fantasia e terror, com direção de Anita Rocha da Silveira. No elenco estão nomes como Felipe Frazão, Lara Tremouroux e Joana Medeiros, que ajudaram a construir a produção, destaque na Quinzena dos Realizadores de Cannes, e no Festival Internacional de Cinema de Toronto (Tiff), entre outros. 

Na trama, uma mescla do mito de Medusa, envolvida entre Posseidon e Atena, com uma realidade do feminino na sociedade contemporânea. A protagonista do filme é Mariana, interpretada por Mari Oliveira, uma bela jovem que, ao lado de suas amigas, se esforça para não cair em tentação, formando um grupo que se autoprotege. Em uma tentativa de se manterem fiéis aos seus princípios, vigiam e controlam suas próprias vidas e corpos, como também das mulheres que as cercam. 

Outra produção brasileira em destaque nas estreias é “Segundo Tempo”, coprodução com Alemanha e com direção de Rubens Rewald. O enredo do filme reúne Ana e Carl, dois irmãos que nunca se deram bem, e só se unem depois de uma perda. Começam uma busca que entre Brasil e Alemanha, para tentam encontrar no Brasil e na Alemanha seus próprios caminhos e identidades, atravessando a história de sua família e do século XX. No elenco, Priscila Steinman, Kauê Telloli e Michael Hanemann.

E o terceiro filme brasileiro que chega às telonas é “Biocêntricos”, documentário de Fernanda Heinz Figueiredo e Ataliba Benaim. O longa teve sua estreia mundial na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, e teve filmagens no Brasil, nos EUA, no Japão e na Costa Rica. Mostrando como Janine influencia a obra de ecologistas, arquitetos, designers, químicos, engenheiros e biólogos de todo o mundo, o filme apresenta o processo de inovação científica, conhecido como Biomimética, ou Biomimicry Thinking.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895