Cintia de Los Santos e Fernando Cordella lançam "Serenata" hoje em Porto Alegre
capa

Cintia de Los Santos e Fernando Cordella lançam "Serenata" hoje em Porto Alegre

Álbum inédito será acompanhado de concerto na Sinagoga União Israelita, às 20h

Por
Correio do Povo

Trabalho dos artistas tem canções inéditas dos séculos XVIII e XIX para canto e fortepiano

publicidade

A soprano Cintia de Los Santos e o cravista Fernando Cordella lançam “Serenata”, álbum com canções inéditas dos séculos XVIII e XIX para canto e fortepiano, em concerto, hoje, às 20h, na Sinagoga União Israelita (Barros Cassal, 750). O disco acompanha a canção para canto e fortepiano por meio de lugares, épocas e idiomas. 

São mais de cem anos de cancioneiro erudito acompanhado pelo fortepiano – instrumento que antecedeu o piano moderno e que é resgatado nesta pesquisa em toda sua sonoridade. O repertório contempla cronologicamente a história da canção em vários idiomas como o alemão, inglês, italiano e português. Iniciando no fim do período barroco com importantes compositores como Carl Philipp Emanuel Bach e Johann Christian Bach, passando por Haydn e Mozart até a ponte direta com o Brasil através de José Mauricio Nunes Garcia e a Capela Real de D. João VI no Rio, incluindo canções trazidas pelos Açorianos. 

O fortepiano utilizado neste projeto, construído por Cesar Ghidini, é uma réplica de um instrumento fabricado por Johann Andreas Stein, na Áustria, em 1784, semelhante aos que existiam em Porto Alegre e que eram trazidos da Europa. Stein foi um dos pioneiros na fabricação do fortepiano e seus instrumentos estavam entre os favoritos do jovem Mozart.