Clássico de Moacyr Scliar comemora 40 anos de lançamento com debate online

Clássico de Moacyr Scliar comemora 40 anos de lançamento com debate online

Cíntia Moscovich, Cláudia Laitano, Sergius Gonzaga e Túlio Milman são os convidados da live que ocorre nesta quarta-feira

Correio do Povo

Clássico de Moacyr Scliar, “O Centauro no Jardim” comemora 40 anos de lançamento

publicidade

Um dos títulos mais importantes da vasta carreira literária de Moacyr Scliar (1937-2011), “O Centauro no Jardim” completa 40 anos de lançamento neste mês de outubro. Para celebrar o marco, um quarteto de amigos e admiradores do autor se reunirá de forma online para debater o legado desse clássico que já foi considerado pelo National Yiddish Book Center, dos Estados Unidos, um dos cem melhores livros de temática judaica dos últimos 200 anos.

Com participação da escritora Cíntia Moscovich, do professor Sergius Gonzaga e dos jornalistas Cláudia Laitano e Túlio Milman, o encontro ocorre nesta quarta-feira, a partir das 20h, com transmissão ao vivo pela página oficial dedicada a Moacyr Scliar no Facebook. 

Fábula e o realismo 

Situado no interior do Rio Grande do Sul, “O Centauro no Jardim” acompanha o nascimento de um centauro, ser metade homem e metade cavalo, no círculo da pacata família Tratskovsky. Seu nome é Guedali, quarto filho de um casal de imigrantes judeus russos. A partir desse evento fantástico, Scliar constrói um romance que se situa entre a fábula e o realismo, evidenciando a dualidade da vida em sociedade, com um personagem que cresce solitário e excluído da sociedade.

“Acompanhei muito de perto a carreira literária do Moacyr e tive a honra de ser sempre a primeira leitora de seus trabalhos. Esse é um livro pelo qual ele tinha muito carinho, e realmente acho que Moacyr se tornou um escritor ainda maior com ele. Para mim, na época, a primeira leitura foi um verdadeiro impacto, e poder celebrar os 40 anos dessa obra tão importante, transmitindo esse debate sobre o livro para todo o Brasil, é motivo de muita alegria”, comentou Judith Scliar, que foi casada com Moacyr de 1965 até a morte do escritor em 2011.

Logo após ser lançado em outubro de 1980, “O Centauro no Jardim” já foi considerado um grande acontecimento na carreira de Scliar, recebendo, inclusive, o prestigiado prêmio de melhor romance pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Ao longo dos anos, também já foi leitura obrigatória do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e se tornou um dos livros mais populares do escritor no exterior, com traduções para países como Alemanha, Rússia, Suécia, Itália e Holanda.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895