Coleção Dicionários tem 13ª edição e homenageia o poeta Carlos Nejar

Coleção Dicionários tem 13ª edição e homenageia o poeta Carlos Nejar

Obra tem foco nos prefácios, artigos e verbetes sobre escritor gaúcho radicado no Rio de Janeiro

Correio do Povo

Obra tem foco nos prefácios, artigos e verbetes sobre escritor gaúcho radicado no Rio de Janeiro

publicidade

A 13ª edição da Coleção Dicionários, idealização de Luiz Coronel, com apoio do Grupo Zaffari, tem foco nos prefácios, artigos e verbetes sobre o poeta Carlos Nejar, gaúcho radicado no Rio de Janeiro, integrante da cadeira número 4 da Academia Brasileira de Letras. “Carlos Nejar: Um Homem do Pampa” trata do trabalho do poeta, romancista e pensador, cuja “portentosa produção literária exala um visível sentimento religioso, uma presença comovente da infância e um culto empolgante ao Pampa”, destaca o editor na apresentação. Segundo Luiz Coronel, Carlos Nejar é um poeta do Pampa: “O Nejar é um escafandro/ no fundo do mar das palavras/ É uma vertigem de imagens/ correndo versos sem travas”.

A obra de 312 páginas contém em seu início o discurso de recepção a Nejar na Academia Brasileira de Letras feito por Eduardo Portella e também o de posse do próprio autor de “Canga” e “Os Viventes”, nascido em 11 de janeiro de 1939 em Porto Alegre. Entre os prefaciadores de cada letra que precede os verbetes estão nomes como o filho, o poeta e cronista Fabrício Carpinejar; o espanhol Antonio Maura; o português Antonio Osório; o crítico Oscar Gama Filho.

Conforme Luiz Coronel, a “Coleção Dicionários” está próxima de alcançar os 50 mil exemplares, tendo homenageado outros 12 nomes do país e do mundo, como Shakespeare, Cervantes, Guimarães Rosa, Machado de Assis e Clarice Lispector. “Segundo a programação em andamento, ‘Carlos Nejar: Um Homem do Pampa” terá seu lançamento na Academia Brasileira de Letras, na segunda quinzena de abril de 2018. “É volumosa e significativa a fortuna crítica destas edições”, finaliza Coronel, agradecendo à equipe responsável pela realização da coleção.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895