Comédia encanta audiência no Festival de Toronto

Comédia encanta audiência no Festival de Toronto

Grande vencedor na escolha do público foi o filme "Silver Linings Playbook"

Marcos Santuario, enviado especial

Robert De Niro e Bradley Cooper durante a premiação do filme no Festival de Toronto

publicidade

De duas uma: ou os públicos de comédias são mais adeptos a votar, ou a comédia “Silver Linings Playbook”, dirigida por David O. Russell, anunciada como a favorita do público no Festival Internacional de Cinema de Toronto (Tiff), neste domingo, é realmente boa. Para tirar a dúvida vale assistir à comédia, que levou o prêmio Blackberry Escolha do Público, o mais importante do evento e que costuma ser bom indicativo das chances no Oscar.

Para entender disso basta por os olhos nas edições anteriores do Tiff. “O Discurso do Rei” e “Quem Quer Ser um Milionário?” saíram ganhadores do troféu no Festival da cosmopolita cidade canadense para depois conquistar a cobiçada estatueta de melhor filme da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Já o filme de Ben Affleck, que tem o astro na direção e na atuação, “Argo”, deu sua largada rumo ao Oscar, levando o segundo lugar na escolha do público. O terceiro lugar ficou com o filme “Zaitoun”, de Eran Riklis, em terceiro.

Momento curioso e especial no Tiff é a seção "Midnight Madness", que lotou, durante o festival, exibindo lançamentos de suspense e terror. O ganhador do prêmio do público, nesta categoria, foi “Seven Psychopaths”, de Martin McDonagh, que teve exibições totalmente lotadas. “The Bay”, de Barry Levinson, ficou com o segundo posto, mostrando um mundo contaminado por uma bactéria que se aloja nos peixes e que acaba contaminando a população no filme catástrofe, com câmeras nervosas e tecnologia de ponta.

Já “John Dies at the End”, de Don Coscarelli, ficou na terceira posição. Sob a ótica do documentário, a produção "Artifact”, de Bartholomew Cubbins, foi a preferida da audiência, retratando a batalha da banda 30 Seconds to Mars, de Jared Leto, contra sua gravadora. “Storm Surfers 3D”, de Christopher Nelius e Justin McMillan, foi o segundo, e “Revolution”, de Rob Stewart, o terceiro. Para os jornalistas, “Dans la Maison”, de François Ozon, levou o prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), na categoria “Special Presentations”, em que concorria com longas como “Anna Karenina”, de Joe Wright, e “Mr. Pip”, de Andrew Adamson.

Entre as produções da seção Discovery, o juri Fipresci escolheu “Call Girl”, de Mikael Marcimain. Há um momento de premiação das produções feitas no Canadá. Neste contexto “Laurence Anyways”, de Xavier Dolan, recebeu o voto como melhor longa, e o prêmio de melhor estreante do Canadá foi dividido entre “Blackbird”, de Jason Buxton, e “Antiviral”, de Brandon Cronenberg. “Keep a Modest Head”, de Deco Dawson, foi eleito melhor curta do país dentro da programação do Festival de Toronto.


Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895