Comédia “TOC” em única sessão no Teatro do Bourbon Country

Comédia “TOC” em única sessão no Teatro do Bourbon Country

O encontro de quatro pessoas em uma sala de terapia é o ponto de partida para abordar os transtornos emocionais de forma divertida

Correio do Povo

Falando de maneira bem humorada e responsável sobre saúde mental e emocional, a peça provoca riso e reflexão

publicidade

O espetáculo “TOC: Uma Comédia Obsessiva Compulsiva” volta ao Teatro do Bourbon Country (Túlio de Rose, 80) para uma única sessão, neste sábado, às 21h. É uma oportunidade para o público assistir esta comédia que conquistou os gaúchos, consolidando-se como um dos grandes sucessos do teatro.

“TOC” está engajado na Campanha Nacional “Janeiro Branco” e fará um bate-papo, após a apresentação, com renomados especialistas da área da saúde, falando sobre o tema e seus desdobramentos na sociedade.

Tudo começa com quatro pessoas com transtornos diversos se encontram na sala de espera de um consultório de terapia. As relações que surgem a partir da troca de experiências é o tema da montagem. Com texto de Arthur José Pito, direção de Lutti Pereira, e com os atores Daniel Lion, Juliana Barros, Letícia Kleemann e Vinícius Petry.

A peça chega ao público, com uma verdadeira “terapia do riso” entre palco e plateia. Falando de maneira bem humorada e responsável sobre saúde mental e emocional, consegue provocar o riso e a reflexão, na mesma medida, sobre este tema.

O espetáculo em cartaz desde 2019 já foi assistido por milhares de espectadores que riram e se emocionaram com as histórias de vida apresentadas em cena. Passando do trágico ao cômico, os personagens encaram os seus medos, transtornos e paranoias através de uma nova perspectiva: o outro. As personagens servem como reflexos da plateia.

Arthur José Pito enfatiza que, na trama, o mote principal não são os transtornos em si, mas sim, o poder do encontro na vida das pessoas e como esses encontros podem ser potentes e transformadores. “É impressionante o que as pessoas conseguem juntas, quando olham de verdade umas para as outras”, detalha.

versões. O cinema e o teatro adaptaram e se inspiraram na peça francesa de autoria de Laurent Baffie. No livro “Toc TOC”, Baffie aborda de maneira intuitiva e cognitiva uma doença que atinge parte da população mundial. Sua obra foi adaptada para um filme de comédia espanhol do diretor Vicente Villanueva, exibido durante o verão de 2018, como parte do Cine de Verano em Sevilha, na Espanha. O longa-metragem detalha as aventuras e desventuras de um grupo de pacientes com Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), todos com uma consulta com o médico ao mesmo tempo. No entanto, o médico é atrasado por um voo, forçando-os a lidar com as peculiaridades e compulsões um do outro.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895