Com mais de 20 heróis, "Guerra Infinita" conta a história de Thanos e quer ser o maior filme do gênero

Com mais de 20 heróis, "Guerra Infinita" conta a história de Thanos e quer ser o maior filme do gênero

Filme reúne diversos personagens da Marvel na luta contra o vilão

Correio do Povo

Filme reúne diversos personagens da Marvel na luta contra o vilão

publicidade

*Com informações de Agence France-Press e Agência Estado

Mais de 20 super-heróis em um combate contra um titã genocida que deseja destruir metade do universo: que a guerra comece e a bilheteria comprove o sucesso. "Vingadores: Guerra Infinita" estreia oficialmente nos cinemas brasileiros nesta quinta, 10 anos depois do primeiro filme da franquia mais lucrativa do cinema: "Homem de Ferro".

E Robert Downey Jr. retorna ao traje do Homem de Ferro para combater, ao lado de seus colegas, o impiedoso Thanos (Josh Brolin), que pretende destruir metade do universo com a alegação de que assim formará um equilíbrio.

Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch), Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Thor (Chris Hemsworth) o acompanham na aventura, que conta ainda com Hulk (Mark Ruffalo), Homem-Aranha (Tom Holland) e a turma dos Guardiões da Galáxia. E, claro, não poderia ficar de fora o Pantera Negra (Chadwick Boseman), personagem que revolucionou o gênero com o filme sobre um super-herói negro que bateu recordes de bilheteria nos Estados Unidos e Canadá.

"É a maior coleção de super-heróis já reunida em um filme", declarou Kevin Feige, presidente dos estúdios Marvel, sobre este que é o 19º filme do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, em inglês) e que antecede outro (que foi gravado ao mesmo tempo e tem estreia prevista para 2019).

A ameaça ultra poderosa vinda do espaço e responsável por reunir todo esse time, Thanos, também tem sido presença constante nos filmes da Marvel nessa primeira década de atividade. Alguns mais, outros menos, os longas do estúdio giram em torno de seis pedras precisas chamadas Joias do Infinito, espalhadas pela galáxia. Quem dominar todas terá poderes inimagináveis, e é claro que é isso o que o vilão da vez quer - e conseguir significa se tornar a critatura mais poderosa do universo, capaz de destruir o que ou quem desejar com um simples estalar de dedos.

"Eu acho que Thanos é o protagonista", ao jornal O Estado de São Paulo Stephen McFeely, que escreveu o roteiro com Christopher Markus. E a produtora Trinh Tran concordou: "Sei que o filme se chama Vingadores, mas é realmente a história de Thanos. Levamos 10 anos para fazermos os outros filmes chegarem a um ponto em que pudéssemos contar uma história sob o ponto de vista dele", explicou.

A construção do longa, que deve ter pelo menos 28 personagens de destaque, não foi fácil - muito menos concilar a agenda de tantos atores e atrizes para as filmagens. "Pegamos uma foto de cada um dos personagens do MCU, as colocamos na parede ao nosso redor e passamos meses e meses discutindo para onde poderia ir cada personagem", explicou Anthony Russo em uma entrevista coletiva em Bervely Hills no fim de semana sobre o início do processo. Ao lado do irmão Joe, ele dirige esse e o próximo filme, conhecido até agora somente como "Avengers 4".

Além das fotografias, as HQs foram outra importante fonte de inspiração para o longa com um orçamento de aproximadamente 300 milhões de dólares, segundo o Wall Street Journal - a cifra o torna o segundo mais caro da história, atrás apenas de "Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas" (2011), cujo custo ultrapassou os 378,5 milhões de dólares.

"Guerra Infinita" é uma versão de "The Infinity Gauntlet", uma série de quadrinhos de 1991, conforme indicou Kevin Feige. "Tudo começa com aqueles quadrinhos e nós arrancando as páginas ou cópias das páginas, que colocamos nas paredes para servir de inspiração", explicou o executivo. E Russo acrescentou: "Foi um dos processos criativos mais divertidos de toda minha vida. Pensamos em todos no MCU".

Mas isso foi tudo que o presidente dos estúdios Marvel, os irmãos Russo e até o elenco se limitou a falar. Cercado de uma enorme expectativa, o filme estreia com o máximo de segredos possível - e se antes os diretores pediram para os fãs não darem spoilers, agora (especificamente depois das sessões da meia-noite desta quinta) eles já avisam que é melhor ficar fora das redes sociais até você conseguir ir assistir ao longa.

A expectativa é para o "começo do fim", já que um dos trailers anunciou que "O fim está próximo" e "Avengers 4" supostamente marcará o fim de um ciclo para iniciar outro completamente novo, que é a Fase 4 do MCU e todos os seus mistérios.

Muito em função disso, mortes, ou despedidas, são esperadas para "Guerra Infinita". "Vamos dizer adeus a alguns personagens", confirmou "Isso pode significar muitas coisas diferentes. Pode ser o pior que se pode imaginar ou outras coisas. Algumas pessoas podem fazer grandes escolhas, daquelas que mudam a vida. Parte da razão pela qual esses filmes têm a chance de serem bons é porque não estávamos algemados em termos da história que podíamos contar. A Marvel disse que podíamos ver se funcionava", comentou ainda, evitando determinar importância de quem sairá de cena.

Apostas são feitas e muitas teorias circulas há bastante tempo. Porém, a comprovação vem apenas depois das duas horas e quarenta minutos de duração (mais alguns minutos de crédito e, claro, cena pós-credito). Nas primeiras impressões que saíram na imprensa norte-americana após a pré-estreia global, grande parte dos críticos destacaram a ação, os tradicionais toques de comédia da Marvel, a interação entre os tantos e tantos personagens e o vilão. Outros, no entanto, descrevem o filme como exaustivo. Mas se você não assistiu à pré-estreia nesta madrugada, o que resta é esperar a hora da sua sessão.




Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895