Começa hoje o Festival de Cinema de Gramado

Começa hoje o Festival de Cinema de Gramado

O evento, adaptado devido à pandemia, terá exibições de filmes pelo Canal Brasil, e debates serão via streaming

Correio do Povo

A fachada do Palácio dos Festivais ganha decoração, apesar de, nesta edição, as sessões não serem presenciais

publicidade

Adaptado para o cenário deste ano, o 48° Festival de Cinema de Gramado começa hoje e segue até o sábado do dia 26 de setembro. Devido à pandemia, não haverá programação aberta ao público no cinema da cidade para evitar aglomerações. As exibições de filmes de curtas brasileiros e longas-metragens nacionais e estrangeiros em competição serão exibidos, a partir das 20h, pelo Canal Brasil. A curadoria foi realizada por Marcos Santuario, Pedro Bial e Soledad Villamil. Os curtas-metragens ficam disponíveis por 24h no aplicativo Canal Brasil Play. Os longas e os curtas-metragens gaúchos, que terão mostras próprias, também poderão ser assistidos no Canal Brasil Play.

Apesar da programação virtual, a cidade não deixa de marcar a realização do evento com uma decoração especial. O presidente da Gramadotur, Rafael Carniel, conta que a cenografia já transporta a cidade para o mundo do cinema. "A cenografia está mais leve, mas nosso Festival é digno desse respeito e nossa cidade merece esse carinho. O Festival está ali, por inteiro, acontecendo, apenas em outro formato. Gramado convida quem está na cidade a assistir em casa, no hotel, onde for, e a fotografar a nossa cenografia. Quem vê as fotos nas redes, também fica sabendo. E quem assistir em qualquer canal, além de curtir cinema de qualidade, será convidado pela própria programação a visitar Gramado, numa proposta de turismo responsável", comemora Rafael.

As apresentadoras Renata Boldrini e Marla Martins vão falar sobre a programação do evento a partir do palco do Palácio dos Festivais para as câmeras. E o jornalista Roger Lerina vai conduzir os debates com os cineastas participantes, via redes sociais do festival.

Nesta sexta-feira, os filmes em competição a serem exibidos são os curtas-metragens brasileiros “4 Bilhões de Infinitos”, de Marco Antonio Pereira (MG, 15’), e “Receita de Caranguejo” de Issis Valenzuela (SP, 19’45”). O primeiro longa-metragem brasileiro a ganhar a tela é “Por que Você Não Chora?”, de Cibele Amaral (DF), ficção que aborda temáticas femininas e de saúde mental. O longa estrangeiro será “El Silencio del Cazador”, de Martin Desalvo (Argentina).


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895