Começa o 14º Cine Esquema Novo

Começa o 14º Cine Esquema Novo

Com programação virtual, o evento tem como uma das novidades os ‘Cadernos de Artistas’

Adriana Androvandi

Welket Bungué é o artista convidado do festival

publicidade

De hoje ao dia 15 de abril, o Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira realiza sua 14ª edição, em formato virtual. A programação conta com três mostras, além de seminário, oficinas e debates. Toda a programação é gratuita e pode ser acessada pelo site www.cineesquemanovo.org.
O artista convidado é o lusófono Welket Bungué que ganha uma mostra especial dedicada à sua obra, com seis títulos de sua autoria, selecionados com curadoria de Alisson Avila, Gustavo Spolidoro e Jaqueline Beltrame. Entre os filmes em exibição, três são inéditos e terão estreia no CEN: “Cacheu Cuntum”, que se debruça sobre a cidade de Cacheu, primeiro porto de partida de pessoas escravizadas na Guiné Bissau para o continente americano, o documentário experimental “Bustagate”, sobre violência policial em zonas periféricas de Lisboa, e “Mudança”, recentemente exibido no Forum Expanded, mostra do 71º Festival Internacional de Cinema de Berlim. Completam a lista “Buôn, É bom te conhecer” e “TreinoPeriférico”. A diretora do festival, Jaqueline Beltrame, conta que Bungué “transita pelo mundo”: é natural de Guiné Bissau, já morou no Brasil e agora vive em Belim. Além de realizador, ele também trabalhou como ator em filmes como “Joaquim”, de Marcelo Gomes, e “Corpo Elétrico”, de Marcelo Caetano, ambos em 2017. “Ele é um artista transdisciplinar, cria em várias frentes, não só no audiovisual. Agora, por exemplo, ele escreveu um livro, que será editado. E um capítulo desse livro vai estar disponível no site do Cine Esquema Novo”, explica Jaqueline. Ela adianta o que esperar da obra audiovisual de Bungué: “A forma como ele traz temas políticos como ancestralidade, identidade e pertencimento, com uma forma impactante, seja no uso das palavras como no da expressão corporal, trabalha com muita experimentação”, completa Jaqueline.
A edição deste ano, além de exibir os filmes, procurou inovar e traz como novidade no site os “Cadernos de Artistas”. Neles, se pode ver a obra dos realizadores e conhecer sobre o seu processo criativo, com conteúdos feitos especialmente para o evento. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895