Começam eliminatórias do Festival de Música de Porto Alegre
capa

Começam eliminatórias do Festival de Música de Porto Alegre

Etapa da competição terá abertura com show da banda Papas da Língua

Por
Correio do Povo

Festival terá quatro eliminatórias nesta nos próximos 15 dias

publicidade

Começa hoje o 14º Festival de Música de Porto Alegre com a sua primeira etapa eliminatória. As apresentações serão no Teatro da Amrigs (avenida Ipiranga, 5311), a partir das 20h30min. Nesta etapa, concorrem 11 canções, sendo dez da categoria Geral e uma da categoria Rua.

Na abertura do festival, a atração fica por conta do show do grupo Papas da Língua, com a formação de Zé Natálio (baixo), Leo Henkin (guitarra) e Fernando Pezão (bateria) e Cau Netto (teclados). Com a saída de Serginho Moah da banda, os vocais serão alternados por Alexon Mendes (de Caxias do Sul) e o Bruno Mad (de Porto Alegre). Já a apresentação do evento será comandada por Marco Fonseca, o Capu, DJ, radialista e produtor musical.

Após nove anos, a Prefeitura de Porto Alegre volta a realizar o Festival, que tem o objetivo valorizar a produção musical da cidade, incentivando o surgimento de novos talentos e promovendo a integração com o público. O festival já premiou nomes como o cantor e compositor Richard Serraria, a banda Bataclã FC e o cantor Leandro Maia. Nesta edição, as novidades são o aumento no valor do prêmio, mais categorias e mais eliminatórias.

A volta do festival é uma das recompensas da prefeitura pela arrecadação de 100 mil peças de roupas e calçados na Campanha do Agasalho Esquenta Porto Alegre. “A retomada do festival foi um pedido do prefeito Marchezan para revelar novos talentos”, explica o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse.

Em cada etapa classificatória do festival, serão selecionadas três músicas para a disputa final, marcada para o dia 5 de outubro, às 18h, no Parque Farroupilha (Redenção). Os 44 classificados vão receber troféus e dois cursos ministrados pela Banda Municipal de Porto Alegre - um deles de produção musical e outro de imersão instrumental. Os finalistas também gravarão álbuns no Estúdio Geraldo Flach. Já os vencedores terão premiação em dinheiro (R$ 10 mil para o 1º lugar categoria Geral), além de valores menores para demais categorias. Os ganhadores também tocarão na abertura do Réveillon de Porto Alegre.

Participam desta 1º Eliminatória os seguintes músicos: Dionisio Souza, Gildo Lemos; Josué Krug, Júlia Reis, Luana Fernandes, Maria Fontoura, Mariana Bavaresco, Michael Mesquita, Paulo Peres, Philipe Philippsen e Rodrigo Vizzotto. Todos estes concorrem na categoria Geral, com exceção de Gildo Lemos, que compete na categoria Rua.

Os interessados em assistir a primeira eliminatória devem realizar cadastro no site do Sympla. Os ingressos são limitados à capacidade do teatro, que é de 700 lugares. Os ingressos serão enviados para o e-mail cadastrado. As demais etapas eliminatórias do festival ocorrem ainda em setembro, por regiões da cidade: nos dias 19 (Leste), 23 (Oeste) e 25 (Sul) também no Teatro da Amrigs, sempre com início às 20h30min.