Companhia teatral da Dinamarca se apresenta na Capital

Companhia teatral da Dinamarca se apresenta na Capital

Grupo Odin Teatret fará dois espetáculos em maio

Correio do Povo

Ode ao Progresso será um dos espetáculos apresentados pelo grupo

publicidade

Uma das mais antigas e renomadas companhias teatrais do mundo, a dinamarquesa Odin Teatret, estará em Porto Alegre no mês de maio para dois espetáculos e para a residência artística na 7ª edição do Palco Giratório Sesc/PoA. A presença da companhia se dá dois anos após seu fundador, o diretor italiano radicado em Holstebro na Dinamarca, Eugenio Barba, participar do evento organizado pelo Sesc gaúcho.

Será a primeira vez que a capital gaúcha verá espetáculos do Odin, que já se apresentou em festivais e palcos de cidades como Londrina, São Paulo e Brasília. Os espetáculos apresentados pelo grupo dinamarquês serão "As Grandes Cidades" e "Ode ao Progresso". O festival ocorre de 7 a 24 de maio, com dezenas de apresentações teatrais, exposições, conferências e atividades formativas.

As inscrições para a residência artística com o Odin Teatret, que será realizada de 5 a 8 de maio, das 9h às 13h e das 15h às 17h, são abertas a diretores e atores de todo o Brasil.

As residências com o grupo precursor de antropologia teatral fundado em 1964 terão foco na dramaturgia do ator e diretor. Farão parte das demonstrações técnicas o atores Julia Varley, Iben Nagel Rasmussen, além de trabalho prático com o ator brasileiro do grupo, o baiano Augusto Omolú. As propostas devem ser enviadas pelo e-mail jschoninger@sesc-rs.com.br até 31 de março, com currículo resumido do grupo, diretor e atores; carta de intenção, descrição da cena a ser apresentada e link de gravação da cena (se houver). O resultado dos selecionados será divulgado em 10 de abril.

Em 2010, Barba demonstrou simpatia por Porto Alegre e pelo ambiente propício ao teatro de grupo. "Acho que foi resultado do trabalho de grupos dos anos 80 e 90, que criaram uma história. Os professores universitários também têm responsabilidade pelo interesse crescente entre os jovens", ressaltou Barba em entrevista ao Correio do Povo, complementando: "Pergunto por que Porto Alegre não pode virar polo de teatro de grupo? Romper o isolamento, a maneira de pensar. Os grupos têm história, identidade e possibilidade de incrementar seu trabalho. Precisa de contínua confrontação".

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895