Concerto gratuito de reinauguração do piano da Basílica

Concerto gratuito de reinauguração do piano da Basílica

Obra de Gioacchino Rossini marca abertura de temporada de música erudita em Porto Alegre amanhã

Correio do Povo

Maestro André Delair comandará 27 músicos

publicidade

A abertura de temporada de música erudita de Porto Alegre ocorre com a apresentação de uma obra do imortal compositor italiano do século 19, Gioacchino Rossini. Mais conhecido por suas óperas cômicas e personagens até hoje impagáveis e populares, como o barbeiro Fígaro, o compositor também escreveu peças sérias e de cunho sacro, como é o caso da "Petite Messe Solenelle" ("Pequena Missa Solene"), que ganha vida na Basílica Nossa Senhora das Dores. Com texto das partes da liturgia católica, a obra explora muitas nuances de estilo. Este concerto ocorrerá amanhã, 26, às 20h, com entrada franca, e marca a reinauguração de um piano de cauda doado à instituição em 2021.

Na ocasião, o projeto "Sacra Harmonia", juntamente com o Instituto Hugo de São Vitor, organizou um concerto beneficente para obter fundos para a reforma necessária ao piano. Diversos cantores atuaram na ocasião de forma gratuita por entender a importância de um piano numa igreja que sempre acolheu projetos musicais. Com a presença de um instrumento de qualidade num espaço que oferece condições para a realização de concertos, amplia-se as opções de salas de concerto e variedade de repertório na cidade. Desta forma mais artistas têm oportunidades de realizarem seus projetos, mais um espaço cultural é oferecido para a cidade, proporcionando maior variedade e opções de cultura para o público.

A base da obra "Petite Messe Solenelle" é o piano e as vozes do coro, que apresenta um alto grau de dificuldades técnica. Para isso o Vocal ProVox, liderado pela soprano Elisa Machado está encarregado de interpretar a obra.

Para dar vida à obra na sua versão original, o maestro André Delair comanda 27 músicos que, além da formação coral, conta com o pianista Rodolfo Wulfhorst, o organista Leandro Ludwig e cantores líricos solistas Elisa Machado (soprano), Carol Braga (mezzosoprano), Roger Scarton (tenor) e o barítono Francis Padilha.

Este concerto marcará o início de uma programação com obras pianísticas que a Basílica Nossa Senhora das Dores tem programado para este ano.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895