Concerto nesta quinta comemora os 159 anos de inauguração do Theatro São Pedro

Concerto nesta quinta comemora os 159 anos de inauguração do Theatro São Pedro

Aniversário de Dona Eva Sopher também será celebrado na apresentação da OCTSP

Correio do Povo

Pianista André Golbert será o solista da noite

publicidade

A Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (OCTSP) realiza nesta quinta-feira o Concerto Oficial, que celebra o aniversário de 94 anos de Dona Eva Sopher e os 159 anos de inauguração do Theatro São Pedro. A apresentação também homenageia Bruno Kiefer, um dos mais importantes compositores radicados no Rio Grande do Sul, pela passagem de três décadas de sua morte.

O Concerto Oficial ocorre a partir das 20h30min no próprio Theatro São Pedro (Pça. Marechal Deodoro, s/nº), com ingressos entre R$ 20 e R$ 50. Com regência de Antônio Carlos Borges-Cunha, a primeira parte da apresentação traz duas obras de Kiefer, com a participação do Madrigal Presto e do clarinetista Diego Grendene.

O programa inclui “In Memoriam” para coro, cordas e clarinete, sobre o célebre “Alma minha gentil que te partiste...” de Camões. Encomendada pelo maestro José Pedro Boéssio, que a estreou e gravou, a obra é uma excelente amostra do estilo Kiefer de compor e um dos trabalhos mais significativos de seu último período de criação, integrando vozes e instrumentos de maneira singular. Já “Divertimento nº 2”, de 1960, ilustra uma fase anterior do compositor, orquestrado para cordas, flauta, clarinete e trompete.

Na segunda parte da noite está o famoso “Concerto nº 2 para Piano e Orquestra”, de Ludwig van Beethoven, com o pianista André Golbert, que retorna ao Theatro São Pedro e faz sua estreia como solista na OCTSP. Hoje com 23 anos, Golbert tem conquistado reconhecimento por desenvoltura técnica e musical. Em 2015 concluiu o Bacharelado em piano na UFRGS, sob orientação de Ney Fialkow. 

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895