Conheça a programação infantil do Porto Verão Alegre

Conheça a programação infantil do Porto Verão Alegre

O festival multicultural, que tem início nesta quarta-feira e segue até 8 de fevereiro, contará com 14 atrações para as crianças aproveitarem

Correio do Povo

Nos dias 30 e 31 de janeiro, acontece o espetáculo "Adivinha o que é?" no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana

publicidade

Em sua edição comemorativa de 25 anos, o Porto Verão Alegre realizará mais de 140 atrações culturais espalhadas por 19 espaços da capital e região metropolitana. O evento multicultural tem início nesta quarta-feira, dia 10, e segue até o dia 8 de fevereiro. A programação, pensada para todos os públicos, inclui uma seleção especial com 14 atividades voltadas ao público infantil. A agenda para as crianças inclui peças de teatro, musicais, uma oficina de artes plásticas e um encontro para bebês, e será sediada pelo Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana, o Instituto Ling, a Zona Cultural e o Teatro do SESC Canoas.

  • Casa de Cultura Mario Quintana (rua dos Andradas, 736)

O Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana será o principal ponto de encontro dos pequenos durante o Porto Verão Alegre, recebendo sessões de dez espetáculos infantis, sempre às 17h. O primeiro a ser apresentado é "Maria Peçonha", nos dias 11 e 12 de janeiro, que utiliza bonecos, teatro de objetos, sombras, narração e animações digitais para dar vida a um fantástico conto gaúcho, com incríveis imagens e importantes aspectos das tradições culturais do Rio Grande do Sul. Depois, nos dias 13 e 14, será a vez de "Baile das Letrinhas", encenado e escrito por Deborah Finocchiaro para propor uma brincadeira com o alfabeto.

Os bebês também terão uma atração dedicada a eles nos dias 16 e 17: "Chuá - Descobertas na Água" traz um jogo de pequenas descobertas visuais e sonoras no espaço teatral em que a gravidade, o tempo, a luz e a música desencadeiam estímulos e leituras simbólicas para despertar conexões e memórias afetivas. Já nos dias 18 e 19 será possível conferir "Caravana da Fantasia conta o Patinho Feio", espetáculo que aborda, de forma bem humorada, temas pertinentes aos dias atuais, como bullying, preconceito e discriminação, em uma adaptação de Ronald Radde e Reissoli Moreira.

Nos dias 20 e 21, haverá ainda sessões de "As aventuras de João, a Princesa e o Tapete Voador", de Guilherme Ferrêra, que mostra, com canções inéditas e cantigas de roda bem conhecidas de nossas crianças, que ser diferente é muito legal. Já nos dias 23 e 24 será possível acompanhar a montagem "A Praga de Unicórnios", uma aventura divertida, fofa e colorida baseada em texto da escritora Ana Maria Machado.

O espaço ainda receberá, nos dias 25 e 26, sessões de "O Reino Infante", que faz uma provocação-convite ao brincar como alternativa à sisudez enquanto instrumento de percepção do mundo, unindo trabalho corporal baseado no clown com elementos circenses. Depois, nos dias 27 e 28, as famílias poderão conferir o espetáculo "O Museu Desmiolado", em que canções, poemas e palhaçaria criam um universo imaginativo cheio de histórias curiosas e extraordinárias.

Em 30 e 31 de janeiro, será a vez de "Adivinha o que é?", espetáculo musical criado a partir de LP gravado em 1981 pelo grupo MPB4. A montagem traz à cena, além das canções cantadas ao vivo pelos atores, uma dramaturgia que associa as famosas músicas da obra a uma fábula inédita de Juliana Barros. Por lá, ainda será possível assistir à estreia da montagem "Maria Flor e o Livro da Imaginação", nos dias 1º e 2 de fevereiro. Com autoria e atuação de Lidia Borges e direção de Vinicius Petry, a peça mostra a história de uma professora que constrói um livro gigante baseado nas publicações pedagógicas de feltro. Desse livro saem lindos personagens, curiosas histórias e muitos objetos que vão se transformando em diferentes coisas, conforme a imaginação vai permitindo.

  • Instituto Ling (rua João Caetano, 440)

O Instituto Ling receberá duas atividades que receberam versões especiais voltadas para toda a família. A primeira é a oficina "Rabiscos", realizada pela plataforma criativa Vorbi, com orientação do artista visual Wagner Costa. No encontro que acontece no dia 20 de janeiro, às 15h, os participantes terão a oportunidade de explorar o universo da representação, utilizando as habilidades em desenvolvimento das crianças como guia para uma experiência criativa. A atividade utiliza papel pardo em generosas dimensões, vibrantes bastões de giz de cera e é inspirada no livro "Modos de Ver", do crítico de arte e romancista John Berger, e na abordagem do artista e designer italiano Bruno Munari, que explora o corpo e a percepção de maneira lúdica.

Já a banda de câmara Tum Toin Foin apresentará no dia 27 de janeiro, às 16h, o espetáculo musical "Flicts", cuja trilha sonora foi composta por Arthur de Faria e Roberto Oliveira para a adaptação teatral do livro homônimo de Ziraldo. Sob a direção de Áurea Baptista, a apresentação transcende as fronteiras entre o erudito, o popular e o jazz, escapando dos padrões convencionais da música instrumental e alcançando um equilíbrio entre a grandiosidade de uma orquestra de câmara e a vitalidade de uma banda. Participam os nove músicos do conjunto: Miriã Farias (violino e voz), Gabriel Romano (acordeon e voz), Gabriela Vilanova (viola e voz), Julio Rizzo (trombone e voz), Erick Endres (guitarra e voz), Arthur de Faria (piano e voz), Bruno Vargas (baixo e voz), Guenther Andreas (bateria) e Giovanni Berti (percussão e voz).

  • Zona Cultural (av. Alberto Bins, 900)

Espaço que estreia no Porto Verão Alegre neste ano, a Zona Cultural será palco do musical infantil "Nesse Mundo Maluco", do Grupo Mú. O espetáculo une canções autorais e elementos do teatro, do circo, da dança e da cultura popular brasileira para falar sobre imaginação criativa, meio ambiente, afetividade e sentimentos. A atmosfera lúdica cheia de interações e surpresas é criada pelos músicos brincantes Rodrigo da Rosa Apolinário (compositor, pianista e cantor), Marie Joeline Andrianjafy (percussionista e cantora), Isaías Luz da Silva (violonista e cantor) e Yvan Etienne (saxofonista e cantor). Haverá duas sessões para o público aproveitar no dia 21 de janeiro: uma às 16h e a outra às 18h.

  • Teatro do Sesc Canoas (av. Guilherme Schell)

Na Região Metropolitana, o público poderá acompanhar duas peças infantis no Teatro do Sesc Canoas. A primeira é "Baile das Letrinhas", de Deborah Finocchiaro, que ensina a dançar com as letras e as palavras, reconhecendo seus formatos e sons por meio de imagens, música ao vivo e manipulação de objetos. Haverá sessões nos dias 27 e 28 de janeiro, às 16h.

A segunda é "Lúcia e o Navio Espaçonave", que terá apresentações em 2 e 3 de fevereiro, às 16h. A montagem, com autoria de Suzana Gomez Pohia e direção de Guadalupe Casal, fala sobre as caixas, simbólicas e reais, onde são depositados afetos e afetamentos, além dos buracos geracionais que por vezes nos afastam, unem e diferenciam. Na peça, Lúcia mora só com a mãe e tem sua rotina alterada pela presença da avó que, após quebrar o braço, passa uns dias com elas, juntamente com seu cão Sultão, o que resulta em uma jornada de muito aprendizado, carinho e diversão.

Os ingressos podem ser adquiridas no site www.portoveraoalegre.com.br e no ponto de venda físico oficial, no Shopping Praia de Belas, no 3º piso (em frente à loja MMartam), com funcionamento de domingo a domingo, das 10h às 22h. Além disso, nas bilheterias dos teatros 1 hora antes das peças começarem.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895