Coroação de Saul marca a segunda temporada de Reis; relembre a trajetória do personagem

Coroação de Saul marca a segunda temporada de Reis; relembre a trajetória do personagem

Escolhido por Deus, primeiro rei de Israel foi ungido duas vezes pelo profeta Samuel

R7

Relembre a trajetória do personagem Saul na série Reis

publicidade

De um simples homem ao rei de Israel, Saul (Carlo Porto) passou por muitos percalços até, enfim, ser coroado. Ao longo da trama de Reis - A Ingratidão, o escolhido por Deus viveu muitos conflitos familiares, foi ungido pelo profeta Samuel (Roberto Birindelli), venceu a batalha contra os amonitas e se tornou o primeiro monarca da nação. A seguir, relembre a trajetória do personagem na segunda temporada da série.

Saul levava uma vida pacata ao lado da família. Filho de Quis (Carlos Vieira), casado com Ainoã (Francisca Queiroz) e pai zeloso de seis filhos, o homem não aprovou a ideia de ver seus herdeiros entrarem para o exército de Israel e, por isso, vetou o treinamento de Abi (Ronny Kriwat) e Malquisua (Enzo Ciolini) com o primo, o comandante Abner (Dudu Pelizzari).

As jumentas egípcias de Quis sumiram e Saul saiu em busca delas com Paltiel (Fhelipe Gomes). Como não conseguiram encontrar os animais, eles foram até Ramá para procurar a orientação do profeta Samuel.

Guiado por Deus, Samuel encontrou Saul e o avisou que as jumentas foram encontradas. O profeta avisou ter uma mensagem importante para o filho de Quis.

Samuel contou a Saul que ele foi escolhido por Deus para ser o novo rei de Israel e ungiu o israelita. "O Senhor Deus está ungindo você como príncipe sobre a sua herança, o povo de Israel", explicou o profeta.

Saul também foi avisado pelo profeta de seus próximos caminhos e que o espírito de Deus se apoderaria dele. Mais tarde, no caminho para Gibeá, o escolhido profetizou no meio do povo.

Até que chegou o dia do anúncio do primeiro rei de Israel, e todos os povos da região foram convocados por Samuel. A reunião em Mizpá tinha um objetivo especial. Para isso, o profeta explicou que um sorteio seria realizado, e Saul foi o escolhido por Deus.

Assustada com o anúncio, a família de Saul reprovou a ideia. O rei se decepcionou com Ainoã, que não deu suporte a ele no momento em que mais precisava. Mais tarde, os dois conversaram e se reconciliaram,

Saul foi surpreendido com o povo de Israel desesperado. A notícia de que o líder amonita, Naás (Rodrigo Moraes), havia cercado Jabes-Gileade o deixou transtornado. Então, o Espírito de Deus se apossou do rei, que começou a matar bois. Em seguida, ele enviou uma mensagem ao povo: "Assim será feito com os bois de todo aquele que não seguir Saul e Samuel".

Antes que os amonitas pudessem atacar Israel de forma desprevenida, Saul começou a preparar o exército ao lado de Abner e ordenou o início da guerra contra os inimigos.

Durante a batalha, Naás ficou frente a frente com o rei israelita e o desafiou. Se ele vencesse, conquistaria Israel e, se perdesse, o exército amonita se renderia. Em uma luta desarmada, Saul saiu vitorioso, para a alegria do povo, que comemorou o desfecho.

Saul, enfim, foi coroado. Em uma cerimônia especial, rodeado de habitantes das regiões de Israel, ele recebeu a coroa das mãos de Samuel, que o instruiu.

Depois da coroação, Samuel decidiu resignar seu cargo de juiz. O responsável por julgar as causas do povo de Israel passou a ser o próprio rei. Em uma de suas primeiras tarefas, o israelita recebeu um presente inusitado e logo o recusou: uma mulher como concubina,

Com um reinado atribulado, o rei acabou se esquecendo da visita ao Tabernáculo com Jônatas (Miguel Coelho) e Maya (Nicole Rosemberg). O filho ficou decepcionado com a ausência do pai.

O fim da temporada mostrou que Sama (Juliano Laham) buscou ajuda de Quis depois de duas tentativas falhas de falar com Saul. Só então o filho de Agé foi atendido pelo rei, e o público repercutiu a mudança de comportamento do líder de Israel. Enquanto a terceira temporada da série não chega, você pode assistir aos episódios completos de Reis - A Ingratidão no PlayPlus.com.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895