Corpo de Belchior chega ao Ceará para velório e sepultamento

Corpo de Belchior chega ao Ceará para velório e sepultamento

Fortaleza e Sobral terão funerais do artista

Rádio Guaíba

Corpo de Belchior chega ao Ceará para velório e sepultamento

publicidade

O corpo do cantor e compositor Belchior será velado, nesta segunda-feira, tanto em Sobral –cidade em que nasceu - quanto em Fortaleza, no Ceará. Ele morreu na madrugada desse domingo em decorrência de um rompimento da aorta em Santa Cruz do Sul. 

O corpo do artista deixou o Estado no fim da noite desse domingo e chegou nessa madrugada em Sobral, onde foi velado até às 10h, no Teatro São João. Após, vai para Fortaleza. Das 12h de hoje até as 7h desta terça-feira, o velório acontece no Centro Cultural Dragão do Mar, na Praia de Iracema.

A missa está marcada para acontecer nesta terça-feira, às 7h, no próprio Dragão do Mar. Em seguida, o corpo segue para o Cemitério Parque do Paz, em Fortaleza. O enterro, restrito à família, acontecerá às 9h.

Em nota, a família de Belchior declarou: “A família do músico Belchior agradece as demonstrações de carinho que tem recebido de todas as partes do país”.

Cantor morreu de causas naturais

Belchior morreu de causas naturais devido a um rompimento da artéria aorta, segundo o delegado de Santa Cruz do Sul, Luciano Menezes, responsável pelo caso. A causa da morte foi constatada por um médico perito do Departamento Médico Legal (DML) de Cachoeira do Sul, onde o corpo passou por necropsia na tarde desse domingo.

Belchior morreu na casa emprestada onde vivia com Edna Prometeu, companheira dele. Ela encontrou o corpo na manhã em uma das salas da casa onde o cantor gostava de ouvir música e compor, segundo relato colhido pelo delegado. Ele havia adormecido no local, em vez de ir para o quarto com a companheira.

Ainda segundo o delegado, Belchior havia sentido muito frio na noite de sábado e dor nas costas. Amigos contaram, porém, que ele não sofria de nenhum problema de saúde aparente.

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes morava há quatro anos em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, sem o conhecimento da maioria dos fãs. Segundo pessoas próximas, Belchior morou em quatro residências emprestadas por amigos na cidade.

Governo do Ceará decreta luto oficial de três dias

Em nota divulgada nas redes sociais, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), decretou luto oficial de três dias. Santana informou que recebeu a notícia da morte de Belchior com profundo pesar e destacou a importância do artista para a Música Popular Brasileira (MPB). Veja a nota do governador:

“Recebi com profundo pesar a notícia da morte do cantor e compositor cearense Belchior. Nascido em Sobral, foi um ícone da Música Popular Brasileira e um dos primeiros cantores nordestinos de MPB a se destacar no país, com mais de 20 discos gravados. O povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente por tudo que fez e pelo legado que deixa para a arte do nosso Ceará e do Brasil. Que Deus conforte a família, amigos e fãs de Belchior. O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias.”

Sucesso do músico cearense

Belchior ficou conhecido nos anos de 1970 com álbuns como Alucinação, de 1976. No disco, foram postos os clássicos do artista, como Alucinação, Velha roupa colorida, Como nossos pais e A palo seco. Apesar da fama, Belchior ficou fora dos palcos nos últimos anos, não mais se apresentando para multidões há pelo menos sete anos.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895