“Cultura e Cidadania” é o tema do Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2023

“Cultura e Cidadania” é o tema do Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2023

Lançamento das atividades alusivas à data ocorreu em Restinga Sêca

Correio do Povo

Ruben de Oliveira (E) foi um dos homenageados do Codic

publicidade

Com o objetivo de fortalecer o protagonismo e a participação de indivíduos e grupos sociais na criação, transformação e compartilhamento de saberes culturais, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) escolheu “Cultura e Cidadania” como tema do Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2023. O anúncio foi feito nessa terça-feira, 6, em Restinga Sêca, durante o 28º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul (RS).


Além do tema, que destaca a importância da diversidade e o direito de acesso às manifestações culturais, também foi revelada durante o encontro a marca da edição deste ano do Dia do Patrimônio, e os municípios foram convidados a desenvolverem atividades que mobilizem a população e promovam os bens culturais locais. 


“É importante que as pessoas saibam que as atividades artísticas não passam por uma seleção ou por uma contratação. Essa é uma festa cívica! A gente propõe e abre as inscrições para que grupos artísticos e entidades da cultura - que tenham algum tipo de fazer ou de saber - e que queiram compartilhar isso naquele final de semana, que coloquem na rua, que vão para os locais, para as praças. É claro que as prefeituras também podem desenvolver suas atividades, mas esperamos que o Dia do Patrimônio conte com a sociedade, com a comunidade se envolvendo e se sentindo integrante,” ressaltou a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, durante o painel da Sedac na tarde de hoje, durante o Fórum.


O diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Renato Savoldi, e o assessor técnico de Culturas Populares da Sedac, Aquiles Barboza, que é coordenador da ação Dia do Patrimônio, também estiveram presentes no anúncio das comemorações deste ano, em Restinga Sêca.


Desde essa terça-feira, está disponível a página oficial do Dia Estadual do Patrimônio, onde os representantes dos municípios podem encontrar uma cartilha explicando como participar, o formulário de adesão, sugestões de atividades e a identidade visual. A quinta edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural será nos dias 19 e 20 de agosto.


Sobre o Dia do Patrimônio


As comemorações no Estado começaram em 2019, com o lançamento oficial do Dia Estadual do Patrimônio Cultural em abril daquele ano. A programação especial das instituições em torno da data acontece sempre no terceiro fim de semana de agosto, em referência ao Dia Nacional do Patrimônio, celebrado no dia 17 daquele mês.


O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é promovido pela Sedac, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Sistema Estadual de Museus (SEM). Ele reúne diversos municípios e instituições na realização de atividades voltadas ao patrimônio do Rio Grande do Sul. 

 

Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura


A 28ª edição do Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura acontece em paralelo ao 41º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, e é uma realização da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Durante dois dias (6 e 7 de junho), o evento reúne autoridades e lideranças nacionais, estaduais e municipais de cultura no Recanto Maestro, em Restinga Sêca, região central gaúcha.


Na manhã desta terça-feira, a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, participou da abertura do Fórum, que se firmou como um importante espaço de reflexão das políticas públicas de cultura nos municípios gaúchos. Em seu discurso, Bia reafirmou os esforços que a Sedac vem fazendo para fortalecer o Sistema Estadual de Cultura e, consequentemente, proporcionar aos municípios acesso a mais recursos financeiros.


“É uma alegria renovada poder estar aqui, com essa casa cheia, que é sinal de uma articulação muito importante que nós estamos conseguindo fazer na área da cultura. Desde 2019 nós estamos empreendendo esforços no sentido de fortalecer nosso Sistema Estadual de Cultura. Quando nós começamos, apenas 18 municípios tinham aderido ao Sistema. Agora, com essa chamada pública de coinvestimento [que prevê R$ 30 milhões para festas  culturais populares], temos 313 inscrições e 312 municípios classificados neste edital. É uma adesão muito significativa”, ressaltou a secretária.


Beatriz Araujo também reforçou que os valores destinados para esta chamada pública, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), por meio do Pró-cultura, são direcionados aos municípios, que movimentam a cadeia cultural local com a realização dos eventos. “Fortalecendo os Sistemas Municipais de Cultura nós vamos atender melhor as pessoas. Essa é a crença do nosso governo. E por isso nós estamos fazendo esse trabalho”, finalizou.


Após a mesa de abertura do Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura houve uma homenagem aos 30 anos do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic). Um dos homenageados foi Ruben de Oliveira, atual coordenador do Sistema Estadual de Cultura e que foi coordenador da Comissão Provisória de Instalação do Codic. À tarde, após o lançamento do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, membros da Famurs elegeram a nova diretoria da entidade. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895