Davi de Michelangelo permanece firme, apesar das fraturas nas pernas

Davi de Michelangelo permanece firme, apesar das fraturas nas pernas

Estátua, um dos símbolos do Renascimento, está exposta em Florença, na Itália

AFP

publicidade

A estátua David criada pelo renascentista Michelangelo, exposta na Galeria da Academia de Florença, Itália, apresenta 
microfraturas nas pernas, mas o risco de queda é mínimo, declarou à AFP um porta-voz do museu italiano. "Mesmo se ocorresse um terremoto de 5,5 na escala Richter, o David seria, eu garanto, o último a cair", afirmou à AFP Marco Ferri.

Um estudo divulgado na semana passada revelou "uma série de microfraturas na parte inferior das duas pernas".
As fraturas são visíveis no tornozelo esquerdo e no tronco e ameaçam a estabilidade" do David, indica o relatório do Conselho Nacional de Investigação (CNR) da Itália.

"Estes resultados são a cópia de uma investigação publicada há seis ou sete anos. Não há nada dramático", declarou Ferri.

Para o CNR, as fissuras devem-se, "principalmente, à inclinação da estátua" que Michelangelo esculpiu em mármore de Carrara entre 1501 e 1504.

Antes de ir para  a galeria, a escultura foi exposta ao ar livre em frente ao Palazzo Vecchio em um pedestal levemente inclinado, lembraram os pesquisadores.

Marco Ferri declarou que no momento a estátua "não será deslocada nem colocada em um pedestal pneumático". "Para começar, não é simples deslocar tal colosso. Além disso, já foram tomadas precauções, como a de controlar as vibrações no local e limitar o número de visitantes na sala onde a estátua está exposta, disse Ferri.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895