De Star Wars a Jogos Vorazes: adaptações dominam a Feira do Livro

De Star Wars a Jogos Vorazes: adaptações dominam a Feira do Livro

Obras em destaque revelam gosto do público pelas múltiplas mídias

Júlia Endress

Títulos que envolvem "Star Wars" têm destaque na Feira do Livro

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Você já parou para pensar em quantos livros ganharam adaptação para TV ou cinema nos últimos anos? E o processo inverso, de quantos títulos surgiram de séries e filmes? Pois bem, talvez isso tenha passado batido ou possa ser tão comum que você não percebeu o quanto eles estão em alta. Para comprovar, basta fazer um passeio pela Feira do Livro de Porto Alegre, que tem a maioria das bancas dominadas por obras que se relacionam com outras mídias.

A predominância encontra justificativa no sucesso desses livros, que acabaram chegando ao evento como grande aposta e, como retorno, impulsionam as vendas. “Star Wars”, por exemplo, é um ponto comum em diversos estandes – e não é para menos, já que em pouco mais de um mês estreia nos cinemas o tão aguardado novo longa da saga. Apesar de os livros não terem ligação direta com o filme, é impossível não reconhecer que a criação de George Lucas é um dos temas do momento.

Aloma Lamas, da Saraiva, explica que tais obras tratam do chamado universo expandido da franquia, o que significa que fazem um recorte na história e acrescentam novos dados, mantendo-se ou não fiel à trama. “Os roteiros originais não viraram livros. Tem HQs sobre eles, mas os livros falam de algum personagem, algum momento, algo bem específico”, explica, comentando também que os títulos seguem uma cronologia própria de cada autor e não da saga.

Ela estima que dez livros sobre “Star Wars” estão à venda na banca e revela que quatro são mais populares: “O Manuel do Império” e “O Livro dos Sith” na frente, seguidos por “O Código do Caçador de Recompensas” e “O Caminho Jedi”. Cada um aborda um tema diferente, do lado sombrio ao lado luminoso da força. “E esse grande número de opções surgiu depois que a Disney adquiriu os direitos da franquia, aumentando muito da metade de 2014 para cá”, diz, afirmando que a estratégia de lançar os novos produtos está funcionando na área literária porque os fãs sempre querem saber mais.

A leitura complementar de algumas histórias acontece mesmo quando o livro gerou a adaptação para o cinema, como é o caso de “Jogos Vorazes”, cujo último longa inspirado na trilogia de Suzanne Collins será lançado na próxima semana e trava uma briga de audiência com “Star Wars”.

Por outro lado, mesmo com uma nova temporada marcada para estrear só em abril, “Game of Thrones” também é uma aposta na Feira do Livro. Na verdade, são os cinco livros de George R. R. Martin que deram origem à série que aparecem em diversas edições, com diferentes capas e formatos. O motivo? O seriado é um dos queridinhos da atualidade e leva o público a buscar informações e teorias que não entraram para a produção da HBO, assim como criam uma grande pressão no autor pela sexta publicação.

O reflexo da curiosidade dos fãs chegou até os expositores, que estão cada vez mais preparados para atender à nova demanda. “A gente geralmente aposta em clássicos, em grandes autores, porque a Feira é um espaço bem democrático para vendas, sempre vão procurar Agatha Christie e Sidney Sheldon, por exemplo. Mas também agora tem uma grande procura pelo George R. R. Martin, os jovens principalmente vêm direto atrás dele”, conta Neiva Piccinini, da rede Beco.

Os organizadores do estande da Livraria Inovação reforçam o time daqueles que repensaram o planejamento para a Feira em função de obras multimídias. “A gente já apostava que esses livros seriam bem requisitados porque eles sempre saem, sempre têm procura. Então nos preocupamos em ter um estoque bem grande aqui e foi bom porque estamos tendo que repô-los a toda hora”, comentou Saymon, enquanto arrumava os destaques da banca.

Cinema, TV e livro

O fenômeno que engloba literatura, TV e cinema ainda é reforçado por títulos como “The Walking Dead” (que surgiu como HQ e virou série, agora também vem atraindo o público em livros), “A Garota Exemplar”, “As Vantagens de ser Invisível”, “House”, “A Culpa é das Estrelas”, “O Lado Bom da vida” e “Under The Dome”.

Da internet para os livros

Por mais antigas que sejam as histórias, o fato é que o momento de integração entre as três mídias ajuda a criar uma geração mais nova de leitores, até mesmo os mais fervorosos da internet. Aloma revela que livros sobre games (que, em geral, contam o roteiro de cada jogo), também têm boa procura. “Muita gente fala que se trata de uma literatura superficial, mas eu acredito que incentiva a leitura da mesma forma”, salienta, logo complementando: “hoje as crianças e os jovens vêm até aqui para comprar e estão lendo isso, mas depois podem ler outras coisas”.

Anderson Souza, da Mania de Ler, destaca que a gurizada chega à Feira ansiosa também por títulos de pessoas que fazem sucesso nas redes, como os youtubers Pedro Afonso, o RezendeEvil, e Kéfera Bunchmann, que comanda o canal “5inco Minutos”.

“É bem surpreendente, é uma novidade pra gente esse novo nicho, mas já tínhamos sido prevenidos pela editora de que isso deveria acontecer. Não fomos pegos de surpresa. É, na verdade, uma expectativa que se confirma”, revela Anderson, provando que entre experiências pessoais sobre a construção de um mundo particular nas redes, essas publicações são uma tendência, mas também colaboram para que crianças e jovens desenvolvam o gosto pela leitura.

Para quem quiser garantir seu título, ainda tem tempo. A Feira do Livro de Porto Alegre tem esse final de semana pela frente, encerrando no domingo, às 21h. Como é tradicional, o cortejo que marca o fim das atividades começa às 20h30min, pela área infantil, e percorre todo o espaço montando na Praça da Alfândega.

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