De volta para casa no Porto Alegre em Cena

De volta para casa no Porto Alegre em Cena

Espetáculo audiovisual "Ítaca – Nossa Odisseia I", de Christiane Jatahy, é uma das atrações para fechar a primeira parte do festival amanhã


Arte & Agenda

"Ítaca – Nossa Odisseia I" terá duas sessões nesta quarta, às 17h e 20h, na Cinemateca Capitólio

publicidade

No sétimo dia da primeira parte do 29º Porto Alegre em Cena, teremos um desfecho do festival com duas apresentações do espetáculo audiovisual ‘Ítaca – Nossa Odisseia I’, da diretora Christiane Jatahy, nesta quarta-feira, às 17h e 20h, na Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1085), com ingressos pelo Sympla. Após a sessão das 17h, haverá bate-papo com a diretora. “Ítaca” é um espetáculo audiovisual que integra o díptico “Nossa Odisseia” e dá continuidade à pesquisa de linguagem de Christiane Jatahy entre o teatro e o cinema, entre o ficcional e o documental, entre o passado e presente. A partir da ficção histórica do grego Homero, a montagem, apresentada em vídeo no Porto Alegre em Cena, traz uma lente de aumento sobre os dias de hoje, sobre as guerras, os movimentos de partida e de chegada, a tentativa de chegar em casa concreta e metaforicamente.

Para a construção dramatúrgica foram realizadas entrevistas com refugiados, além de trabalho com os atores para gerar cenas por improvisos e as múltiplas possibilidades de Penélope e Ulisses, até a escrita final de Christiane. As atrizes Isabel Teixeira, Julia Bernat e Stella Rabello assumem o lugar da mulher que espera e que também age. A elas se juntam os atores Cédric Eeckout, Karim Bel Kacem e Matthieu Sampeur.

Dois outros espetáculos de dança e música fecham a primeira parte da 29ª edição festival, que volta na segunda quinzena de março, durante a Semana de Porto Alegre. "Brazil Beijo", da coreógrafa israelense Orly Portal e “Parco” da Cia Jovem de Dança de Porto Alegre, com coreografia de Driko Oliveira são os espetáculos que a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre apresentará nesta quarta, às 20h, no Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307). A Cia já realizou 15 montagens, reunindo um público de cerca de 40 mil espectadores, no Brasil, Alemanha e Israel. A direção geral da Cia é Airton Tomazzoni.

Na igreja Universitária Cristo Mestre na PUCRS (Ipiranga, 6681), às 20h de quarta, haverá um recital de violoncelo e piano com o francês Romain Garioud e a gaúcha Liliana Michelsen, com temas de Arthur Barbosa, Faure, Schumann, Brahms e Villa-Lobos.  Garioud é um violoncelista conhecido por sua extraordinária sonoridade e senso de fraseado, tendo trabalhado com artistas de renome no instrumento como Philippe Muller, Anner Bylsma, Natalia Chakovskaia e Steven Isserlis. A pianista Liliana Michelsen desenvolveu atividade de duos com diversos cantores em seu período na Alemanha, entre 2007 e 2017, quando voltou a residir no Brasil. Atualmente é doutoranda em Práticas Interpretativas sob a orientação da professora Cristina Capparelli Gerling e integra o Trio Aura junto com a violinista Brigitta Calloni e a violoncelista Martina Stroher.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895