Deborah Finocchiaro lança livro infantil “Baile das Letrinhas”

Deborah Finocchiaro lança livro infantil “Baile das Letrinhas”

Pela editora Bestiário, evento acontece em meio a uma série de atividades para os pequenos, na Casa de Cultura Mario Quintana
 

Correio do Povo

O livro e o espetáculo, previsto para estrear em breve, exaltam a imaginação, o aprendizado e peculiaridades de cada um.

publicidade

Uma tarde de brincadeiras em um ambiente lúdico, criado especialmente para as crianças  é o que Deborah Finocchiaro propõe no lançamento de seu primeiro livro infantil, “Baile de Letrinhas”, neste sábado, das 15h às 17h, no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736). As atividades se iniciam no saguão, Espaço Oliveira Silveira e depois seguem na Biblioteca Lucília Minssen. Além da apresentação do livrinho, com contação de história e performance da atriz e escritora, estão previstas pinturas orientadas por Karin W. Paiva e brincadeiras de roda, estátua, “meia, meia-lua 123”, e outras, conduzidas por Júlia Ludwig, e ainda visita à biblioteca e autógrafos da obra.

Tudo começou como um presente, uma surpresa, como conta Deborah: “Eu nunca havia pensado na possibilidade de lançar um livro, mas a inspiração me veio como água corrente, num quarto de hotel, em uma das minhas turnês de teatro. Acredito que tem coisas que estão prontas em um outro plano e que somos um canal para colocá-las no papel, numa cena, em letras de músicas. E foi assim que “Baile das Letrinhas” surgiu, em 2018”, afirma. Dois anos depois, num encontro casual, o editor da Bestiário, Roberto Prym, pediu a Deborah algo para que ele pudesse editar, sabendo de seu amor pelas letras. Ela então lembrou desse esboço e enviou num PDF. 

“O fio condutor desse trabalho é o amor pelas crianças, é a crença que tenho na importância de focarmos nelas: na educação, na filosofia, no autodesenvolvimento. Contribuir para dar consciência, expandir o pensamento, e acreditar no futuro e na imensa transformação que só elas trarão ao mundo”, diz a autora. “Tanto o livrinho, que é interativo, quanto a peça de teatro infantil que está sendo dirigida por Júlia Ludwig a partir dessa obra – prevista para estrear no segundo semestre -, pretendem estimular e exaltar a imaginação, o prazer de aprender com suas infinitas possibilidades, mostrar a diversidade e as peculiaridades de cada um, que, assim como cada letrinha, tem seu valor, e juntas formam algo maior”, complementa.

Sobre a artista
Estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral no DAD / UFRGS (1992), já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. É também diretora, locutora, produtora, apresentadora, roteirista e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 36 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 20 de Melhor Atriz, 2 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro. Em 1993 criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, que tem em seu repertório inúmeras obras, como “Pois é, Vizinha...” (1993) e “Caio do Céu” (2017). Entre seus mais recentes trabalhos estão o projeto “Invisíveis - Histórias Para Acordar” (contemplada pelo Programa Iberescena, uma coprodução com o Casulo - Núcleo de Artes Performativas, de Portugal, que consiste em espetáculo virtual, exposições,  performance e podcast – 2020/2021); o vídeo teatro “Classe Cordial”,em parceria com o Coletivo Nômade (2021); a websérie “Confessionário - Relatos de Casa” (2020/2021) e os programas/podcasts “Estação Confessionário”, “Estação Sarau Voador” e “Invisíveis - Histórias para Acordar”, ambos na Rede Estação Democracia e no Spotify (2021). 

Em 2014 foi a artista homenageada do 21º Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena, ganhando a biografia “A Arte Transformadora”, escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra o 5º volume da coleção Gaúchos Em Cena. Em 2020 foi tema do documentário “Deborah! O Ato da Casa”, longa-metragem produzido de forma remota durante a quarentena, direção Luiz Alberto Cassol (2020).
 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895