Deep Purple e Porto Alegre: uma relação de longa data

Deep Purple e Porto Alegre: uma relação de longa data

Três formações diferentes já passaram pela Capital. Confira como foi cada show

Rafa Martins

Ian Gillan em 1997, no Opinião

publicidade

Dá pra dizer que o Deep Purple é um tanto quanto íntimo dos porto-alegrenses. Desde 1991, a banda já passou cinco vezes pela Capital e, neste sábado, volta com a turnê do disco “Now What?!”, no Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685), para manter viva a relação com o público gaúcho.

Ao todo, três formações diferentes passaram pela Capital, apresentando os clássicos setentistas e garantido o bom e velho rock and roll para as plateias, sempre compostas por diferentes gerações.

• Confira o serviço completo do show

Abaixo, relembramos os principais momentos de cada show:

1991, “Slaves and Masters World Tour”, Gigantinho: Joe Lynn Turner (vocais), Ritchie Blackmore (guitarra), Jon Lord (teclado), Roger Glover (baixo) e Ian Paice (bateria) subiram ao palco no dia 23 de agosto, em quase duas horas de show. Canções como “Burn”, “Highway Star” e “Smoke On The Water” levaram a plateia ao delírio. Os destaques da noite foram a versão de “Aquarela do Brasil”, no solo de John Lord e a nona de Beethoven, detonada por Richie Blackmore.

1997, “Perpendicular World Tour”, Opinião:
Desta vez, a banda subiu ao palco com Ian Gillan (vocais), Steve Morse (guitarra), Jon Lord (teclado), Roger Glove (baixo) e Ian Paice (bateria). O show da Capital no dia 5 de março abriu com “Hush”, cover de Billy Joe Royal imortalizado pela banda. Faixas como “Vavoom: Ted the Mechanic” e “Cascades: I’m Not Your Love”, do então recente “Perpendicular”, também figuraram no setlist. No bis, as clássicas “Perfect Strangers” e “Highway Star” encerraram a noite.

2003, “Bananas World Tour”, Gigantinho:
Para esta tour, o tecladista Jon Lord é substituído por Don Airey, na formação que segue até hoje. “Bananas” foi a maior turnê brasileira do Deep Purple, sendo apresentada em oito cidades. O show da Capital aconteceu no dia 18 de setembro, como parte do Kaiser Music Festival, que na mesma noite trouxe The Hellacopters e Sepultura para um público de 17 mil pessoas. Clássicos como “Knocking at Your Back Door”, “Highway Star” e “Smoke On The Water” foram ovacionados junto com as então novatas “Silver Tongue”, Haunted” e “Contact Lost”, do disco “Bananas”. 

2006, “Rapture of The Deep Tour”, Gigantinho:
Em sua quarta passagem pela Capital, como não podia deixar de ser, a banda envolveu o público com as clássicas “Space Truckin”, “Into the Fire”, “Strange Kind of Woman” e “Lazy”. Don Ailey ainda aproveitou para homenagear o público gaúcho com um trechinho de “Canto Alegretense” e a aquela noite de 25 de novembro encerrou com o coro afinado da plateia ao som de “Black Night”. 

2009, “40th Anniversary Tour”, Teatro do Bourbon Country:
Com abertura da banda Rosa Tatooada, o repertório focou nos hits dos 40 anos de estrada do Deep Purple, em duas apresentações na Capital, nos dias 2 e 3 de março. Não ficaram de fora “Highway Star”, “Things I Never Said”, “Perfect Strangers”, “Black Night” e “Smoke on the Water”.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895