“Democracia em Vertigem” é pré-selecionado ao Oscar de melhor documentário

“Democracia em Vertigem” é pré-selecionado ao Oscar de melhor documentário

Produção da diretora Petra Costa retrata a crise política no Brasil que culminou no processo de impeachment de Dilma Rousseff

Correio do Povo

Documentário é dirigido pela brasileira Petra Costa

publicidade

A produção brasileira "Democracia em Vertigem", da diretora Petra Costa, foi selecionada em uma lista prévia de 15 obras de indicados aos Oscar 2020 na categoria Documentário. O filme, lançado pela Netflix em junho de 2019, retrata a crise política no Brasil que culminou no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O anúncio foi dado nesta segunda-feira, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza a premiação.

A Academia ainda divulgou os pré-selecionados em outras categorias, inclundo melhor filme internacional, para qual o representante brasileiro, "A Vida Invisível", não foi selecionado. Também foram revelados os pré-finalistas nas modalidades Assunto documental, Longa-metragem internacional, Maquiagem e Penteado, Música (Trilha original), Música (Canção original), Animação Curta-Metragem, Curta-Metragem de Ação ao Vivo e Efeitos Visuais.

Os finalistas agora devem aguardar o anúncio oficial, marcado para 13 de janeiro, quando serão conhecidos os indicados para disputar a cobiçada estatueta. Os vencedores serão conhecidos em Los Angeles, no dia 9 de fevereiro.

Como esperado, "Parasita", aclamado trabalho do sul-coreano Bong Joon Ho vencedor do Festival de Cannes deste ano, e  "Dor e Glória", de Pedro Almodóvar, estão na lista da categoria filme internacional. Outros destaques são o francês "Les Misérables", de Ladj Ly,  que dividiu o Prêmio do Júri do Festival de Cannes com "Bacurau", e "Honeyland", produção da Macedônia do Norte sobre Hatidze, a última caçadora de abelhas da Europa, que também concorre a melhor documentário.

Veja os pré-indicados ao Oscar de melhor filme interncional:

República Tcheca - "O Pássaro Pintado"
Estônia - "Truth and Justice"
França - "Les Misérables"
Hungria - "Aqueles Que Ficaram"
Macedônia do Norte - "Honeyland"
Polônia - "Corpus Christi"
Rússia - "A mulher alta"
Senegal - "Atlantics"
Coreia do Sul - "Parasita"
Espanha - "Dor e Glória"


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895