"Despacito" ajuda a impulsionar turismo em favela de Porto Rico

"Despacito" ajuda a impulsionar turismo em favela de Porto Rico

Música de Luis Fonsi e de Daddy Yankee tem levado cada vez mais visitantes ao bairro La Perla

AFP e Correio do Povo

Local serviu para gravação do clipe da canção

publicidade

"Os gringos estão chegando": algo incomum está acontecendo em La Perla, um bairro pobre numa encosta íngreme da antiga San Juan, onde o vídeo de "Despacito" foi filmado. Turistas tinham medo de se aventurar no local antes, mas, desde o megahit de Luis Fonsi e de Daddy Yankee, visitantes de todo o mundo estão descendo nas ruas estreitas que serpenteiam entre as casas de La Perla. Com o vídeo prestes a se tornar o mais assistido no YouTube (são 2,9 bilhões de visualizações desde janeiro, aproximando-se rapidamente do recorde de 2,98 bilhões de "See You Again"), a favela que antes carregava uma má reputação é agora um centro turístico da capital de Porto Rico.

Os moradores do bairro indicam atentamente os locais ondeas cenas foram gravadas: as rochas de frente para o mar, onde Fonsi canta o refrão, a parede do mar onde a Miss Universe Zuleyka Rivera 2016 caminha, a pequena praça onde os homens jogam dominó, com mesas e cadeiras exatamente como estavam no vídeo. "Eu vim totalmente por causa do clipe", disse Jennifer Adams, professora de 28 anos de ensino médio da Carolina do Norte, nos EUA. "Eu o vi muitas vezes e eu sabia onde eu precisava ir, eu consegui fotos, eu tentei dançar". Seu objetivo agora é aprender as letras da música para que ela possa cantar em karaokê.

Enquanto isso, uma mulher sueca tira fotos de si mesma em frente às "rochas de Luis" e um turista marroquino caminha pela "costa Despacito" - como a área ao redor da parede de frente para o mar passou a ser conhecida em folhetos turísticos. Em uma entrevista recente, Fonsi ficou maravilhado com o impacto da música sobre o público que não fala espanhol. "O idioma não importa", disse ele. "O que é importante é o sabor, o ritmo, a música".

"Sem monstros aqui'

O diretor do video, Carlos Perez, disse que Fonsi e Daddy Yankee "tinham uma visão muito clara do que eles queriam". "As palavras-chave eram a cultura, a sensualidade, a cor e a dança. O que fizemos na essência era fazer filmes em um bairro que tivesse as qualidades que apoiavam o que queríamos fazer", disse Perez. "Mas a evolução de La Perla começa e termina em La Perla". De fato, os esforços dos moradores para melhorar seu bairro são independentes de "Despacito". O sucesso da música é uma coincidência bem-vinda que "caiu do céu", disse o presidente do conselho da comunidade, Yashira Gomez.

A velha San Juan, com suas ruas de paralelepípedos e edifícios coloniais, fica em uma colina em uma península murada. As pequenas casas que compõem La Perla estão agrupadas no outro lado da parede, onde o mar cai deságua contra as rochas. Seus moradores lutaram com dentes e unhas para preservá-lo, e artistas como Calle 13, Ismael Rivera e Ruben Blades dedicaram músicas para o bairro.

Com 1.600 habitantes, é uma das comunidades mais pobres de San Juan. O tráfico de drogas impulsiona em grande parte sua economia, com o governo tentando sem muito sucesso exterminá-lo. Nos tradicionais aplicativos de dicas turísticas, como o Yelp, os usuários comentam sobre os perigos que os estrangeiros correm ao irem lá. "Por favor, não vá lá! NÃO É SEGURO!", escreveu o membro Gaby G em uma publicação de três anos.

Mas isso está mudando graças aos esforços da comunidade, que criaram uma padeiro comunal, cultivaram duas hortas e arrecadaram 80 mil dólares de doadores privados para pintar 402 casas em cores vivas neste ano. "Eles sempre disseram que era um bairro perigoso porque ficamos atorados com uma história que não era a melhor", disse Gomez. "Mas agora você pode entrar e ver que nada vai acontecer. Não há nenhum monstro aqui, nenhum bicho-papão, ninguém vai te matar, ninguém vai te atacar".

Ao falar, a vice-presidente da diretoria da comunidade, Lourdes Lopez, mostrou um grupo de turistas ao redor. Mais tarde, ela explicou que o próximo projeto da comunidade é criar uma pequena empresa que ofereça visitas guiadas. "Nós os levamos por toda a comunidade, mostrando-lhes as coisas mais históricas, porque temos mais história para oferecer", disse Lopez.

Reconhecimento de marca

A ocupação de hoteis em San Juan em maio subiu 9% em relação ao mesmo mês do ano passado, mas ainda não há números gerais para confirmar a impressão de que as visitas turísticas estão em alta, disse José Izquierdo, diretor executivo da Companhia de Turismo do governo de Puerto Rico. O país hospedou 1,7 milhões de turistas em 2015, seis por cento do PIB total, de acordo com o Comitê de Finanças do Senado dos EUA.

Mas mesmo quando figuras oficiais estão disponíveis, as estatísticas não dirão quantos especificamente vieram para a "experiência Despacito", mas Izquierdo tem certeza de que a música  melhorou o reconhecimento da marca da ilha. "Todos os elementos estão em vigor para que Porto Rico chegue a lista dos viajantes que buscam um destino caribenho", disse à Agência France-Press.

Marwan Badran, gerente da Hotels.com para a América Latina, disse que as buscas online para quartos de hotéis em Porto Rico aumentaram 45% este ano. "Muitas vezes vemos picos em locais de filmes ou séries de TV e casamentos de celebridades", disse ele. "Com Porto Rico não é diferente agora que Despacito tornou-se a música mais transmitida do mundo na história", finalizou.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895