Dez anos da morte de Dominguinhos

Dez anos da morte de Dominguinhos

O sanfonerio ganha homenagem com lançamento de single e álbum, idealizado por Gabriel Grossi e Arismar do Espírito Santo

Correio do Povo

O sanfoneiro Dominguinhos (1941 - 2013) é homenageado em show

publicidade

Dominguinhos (1941 - 2013) é um dos maiores representantes da música regional nordestina. Foi um dos grandes sanfoneiros do país e deixou um legado musical em que se destacam canções e parcerias com artistas como Gilberto Gil, Chico Buarque, Nando do Cordel e Anastácia. Além dos seus parceiros de composição, o cantor, compositor e instrumentista também teve suas músicas gravadas por intérpretes como Elba Ramalho, Ivete Sangalo, Fagner e Maria Bethânia. Neste domingo, dia 23, completam dez anos de sua morte. 

Lançamento e homenagem 

Acaba de ser lançado o single que precede a chegada do álbum que reúne Gabriel Grossi e Arismar do Espírito Santo, dois dos maiores representantes da nossa música instrumental.  O disco homenageia o mestre Dominguinhos e o tema escolhido para apresentar o projeto é “De volta pro aconchego”, clássico do repertório do músico e compositor pernambucano.

Composta por Dominguinhos em parceria com o letrista e cantor Nando Cordel, “De Volta Pro Aconchego” alcançou o topo das paradas de sucesso em 1985, quando a versão de Elba Ramalho integrou a trilha sonora da novela Roque Santeiro. Agora, o clássico ganha versão instrumental com gaita e baixo de Gabriel Grossi e Arismar do Espírito Santo.

Sobre “De Volta Pro Aconchego”, o tema nasceu de uma crise conjugal: Dominguinhos contou a Nando que havia brigado com a sua esposa, mas que queria voltar logo para casa, compartilhando com o parceiro a melodia.  A canção fala da saudade de um amor e do calor reconfortante do beijo da pessoa amada.

O álbum vai reunir 12 canções do homenageado, dois temas de Arismar do Espírito Santo e ainda “Domingou”, parceria de Arismar e Gabriel que dá nome ao projeto.

Levantamento do ECAD

De acordo com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), um dos seus sucessos de Dominguinhos, “Eu só quero um xodó”, uma parceria com Anastácia. A canção ficou em primeiro lugar no ranking das mais tocadas no país entre os anos de 2013 e 2023 e também ficou na liderança do ranking das músicas mais regravadas de autoria de Dominguinhos até o momento. 

Dominguinhos tem 506 obras musicais e 1628 gravações cadastradas. Conforme determina a Lei dos Direitos Autorais (9.610/98), os seus herdeiros continuarão a receber os seus rendimentos por 70 anos depois da sua morte (ou do último autor, em caso de parcerias). O músico nasceu em 12 de fevereiro de 1941 e morreu em 23 de julho de 2013. 

A lista do Ecad mais tocadas do sanfoneiro são:

1 Eu só quero um xodó - Anastácia / Dominguinhos

2 Gostoso demais - Dominguinhos / Nando Cordel

3 De volta pro aconchego - Dominguinhos / Nando Cordel

4 Isso aqui tá bom demais - Dominguinhos / Nando Cordel

5 Lamento sertanejo - Gilberto Gil / Dominguinhos

6 Pedras que cantam - Fausto Nilo / Dominguinhos

7  Abri a porta - Gilberto Gil / Dominguinhos

8  Sanfona sentida - Anastácia / Dominguinhos

9 Tenho sede - Anastácia / Dominguinhos

10  Sete meninas - Toinho Alves / Dominguinhos

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895