Dia das Mães: teatro, música, poesia e exposição focam no universo da mulher

Dia das Mães: teatro, música, poesia e exposição focam no universo da mulher

Confira uma seleção de atrações culturais que trazem em sua aborgadem a mulher, o feminino e a materinidade

Correio do Povo

Lorena Sanchez apresenta a performance "Desmamãe" no espetáculo "Elas por elas"

publicidade

Uma seleção de atrações culturais que trazem em sua aborgadem a mulher, o feminino e a materinidade. O Dia das Mães, celebrado neste domingo, dia 14 de maio, é o propulsor da realização de várias ações culturais, como o lançamento de single o single “Alô Mãe”, o espetáculo “Elas por elas - mulheres artistas no palco”, e a exposição “Materno, Moderno & Eterno”. 

Mulheres no palco  

Nesta sexta-feira, dia 12, acontece a edição de maio do “Elas por elas - mulheres artistas no palco” no Espaço Cuidado Que Mancha (Rua Damasco, 162 - Azenha, Porto Alegre). Serão diversas apresentações, com duração de cerca de dez minutos cada. Participam Camila Barra, Laura Castilhos, Lorena Sanchez, Lu Barros, Bárbara Borges, Katia Bressane, Mirna Spritzer, Juliana Sthrelau e Raquel Grabauska.

Além do núcleo artístico, o Cuidado Que Mancha agrega dois de seus projetos sociais: todos os quitutes servidos no evento são do projeto Mãos de Mães, geração de renda para mães desempregadas, e todos os alimentos arrecadados no ingresso solidário irão compor o Cuidado Que Lancha, marmitas para alimentar pessoas em situação de rua.  

O público pode chegar a partir das 19h30 e degustar as delícias do Mãos de Mães. Os ingressos estão disponíveis exclusivamente pelo Sympla aqui.  

Música

Entrando no clima de Dia das Mães, a dupla LT - formada pelos irmãos Lucas e Thiago - apresenta o single “Alô Mãe”.  Com uma temática universal, “Alô Mãe” chega com a proposta de homenagear não só a mãe de Lucas e Thiago, mas também todas as outras. A canção traz como pano de fundo uma história de superação, que só foi possível graças a presença da figura materna na trajetória dos artistas. 

Show rural 

No dia 14 de maio, domingo de Dia das Mães, o Butiá faz 10 anos de atividades. Para comemorar, a fazenda localizada em Itapuã, pertinho de Porto Alegre, terá edição especial do "Jazz na Beira", com show da Marmota Jazz, a partir das 16h45min. Marmota Jazz é formada por Pedro Moser (guitarra), Leonardo Bittencourt (piano), André Mendonça (baixo) e Bruno Braga (percussão). Ingressos e reservas pelo site  www.obutia.com.

Artes Visuais

A Gravura Galeria de Arte realiza a exposição coletiva do Dia das Mães “Materno, Moderno & Eterno”, com obras de 28 artistas convidados que relatam o amor maternal através das técnicas de pinturas sobre tela, gravuras, desenhos e esculturas de diferentes dimensões. Participam da coletiva: Arminda Lopes, Berenice Unikowsky, Biba Mattos, Denise Giacomoni, Graça Hund, Graça Tirelli, Helena Beatriz Coelho, Inês Benetti, João Carlos Bento, Lorena Steiner, Marcelo Spolaor, Marcelo Zanini, Margarida Stein, Maria do Horto Bastos Kuhn, Maria Inês Rodrigues, Marília Chartune, Marion Lunke, Milena Juliano, Paulo Chiele, Rejane Karam, Renata Galbinski H, Rodrigo Correa, Silvia Azevedo, Stella Copstein Courtes, Susana Luft, Tânia Cauduro, Velcy Soutier e Vera Jany.  Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis), visitação até 3 de junho, de segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30 e sábado das 9h30min às 13h30min.

Linguagem dos bebês

“Cuco”, da Cia Caixa do Elefante, é inspirada no universo da primeira infância. A montagem propõe um diálogo com a linguagem dos bebês, colocando-os como protagonistas e centro do processo de criação. A nova temporada inicia neste final de semana do Dia das Mães (13 e 14 de maio), com sessões aos sábados e domingos, às 15h e 17h, na sala Cecy Frank, 4° andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736). Os ingressos aqui.

Poemas sobre vivências femininas 

Livro de estreia da professora e escritora paulista Marina Grandolpho, “Maquinário feminino e outras conversas” reúne 46 poemas sobre vivências femininas a partir da experiência da autora como mãe e feminista. Publicada pela Editora Patuá, a obra trata da condição da mulher e de mães na sociedade: violadas e sobrecarregadas, apesar de tantos avanços; dos encontros e desencontros nos relacionamentos interpessoais; dos silêncios e silenciamentos que tanto comunicam; fora questões cotidianas tão atreladas à existência e os processos na vida de indivíduos.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895