Dia do Documentário Brasileiro: sete filmes que você precisa assistir

Dia do Documentário Brasileiro: sete filmes que você precisa assistir

Para celebrar a data, o crítico de cinema e curador do Festival de Gramado Marcos Santuario recomenda obras imperdíveis

Marcos Santuario

Cabra Marcado Para Morrer é um documentário de Eduardo Coutinho de 1984

publicidade

Neste domingo dia 7 de agosto é comemorado o Dia do Documentário Brasileiro. Gênero que ficou relegado a um segundo plano no universo das audiências, o documentário vem ganhando força a cada dia. O próprio Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes do continente, a partir da edição de 2022, que começa no próximo dia 12, criou uma competição específica dos documentário brasileiros. Até então, documentários e ficções eram exibidos na mesma competição. Com grande quantidade de produções e com uma visível evolução em qualidade, a produção de documentários tem merecido esta atenção especial. Por isso separei aqui SETE documentários imperdíveis dentro da rica produção nacional.

1. Cabra Marcado Para Morrer 

Mestre do cinema documental, Eduardo Coutinho tinha um estilo único de construir narrativas e exaltar histórias, como nesta produção. Destaque no Festival de Berlim, a obra teve suas filmagens interrompidas em 1964, devido ao golpe militar, e, quase duas décadas depois, ganhou outro rumo. Inicialmente, a trama abordaria apenas a trajetória de João Pedro Teixeira, fundador da Liga Camponesa de Sapé, mas se aprofundou em toda a jornada de produção do documentário e nas mudanças políticas no país.

Onde assistir: Globoplay

 

 

2. Edifício Master 

Mais um ícone da carreira do saudoso Eduardo Coutinho é destaque na lista. A obra de 2002 registra o cotidiano do famoso prédio em Copacabana, bairro carioca, com mais de 270 apartamentos espalhados por seus 12 andares. Premiado no Festival de Gramado e na Mostra Internacional de São Paulo como Melhor Documentário, o filme traz um retrato da vida urbana ao juntar histórias pessoais reveladas pelos moradores do condomínio.

Onde assistir: Amazon Prime Video e Globoplay

3. Ilha das Flores 

Lançado nos anos 1980, o título é mais atemporal do que se imagina ao tratar sobre saúde ambiental, economia e desigualdade social. Misturando ficção e realidade, Jorge Furtado instiga o público a observar a sociedade de consumo de maneira didática. A trama acompanha o ciclo de vida de um tomate, da colheita ao descarte no lixão da Ilha das Flores, em Porto Alegre, onde pessoas procuram por alimentos. Premiado no Festival de Berlim com o Urso de Prata de Melhor Curta-Metragem.

Onde assistir: Telecine Play

 

 

4. Lixo Extraordinário

Dirigido por João Jardim, Karen Harley e Lucy Walker, a produção concorreu ao Oscar na categoria Melhor Documentário e reúne registros do artista plástico Vik Muniz com catadores de material reciclável no Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, o maior aterro sanitário da América Latina. O doc de 2011 também marcou presença em outros festivais e premiações nacionais e internacionais.

Onde assistir: Netflix e Telecine Play

 

5. Ônibus 174

Vencedor do Emmy de Melhor Documentário de Longa-metragem em 2005, o título é uma parceria de José Padilha e Felipe Lacerda e retrata um dos episódios mais marcantes da violência urbana brasileira: o sequestro do ônibus da linha 174, no Rio de Janeiro. Uma investigação baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais sobre o incidente, que aconteceu em 12 de junho de 2000. Filmado e transmitido ao vivo por quatro horas, o caso chocou o país.

Onde assistir: Now e Telecine Play

6. Segredos da Tribo

Também conduzido por José Padilha, o documentário de 2013 mostra os primeiros estudos feitos por antropólogos com os Ianomâmis, um dos povos indígenas mais numerosos e mais conhecidos da América do Sul. Em 1960, esses pesquisadores teriam sido responsáveis por abusos sexuais, assassinatos e violações médicas com a população indígena.

Onde assistir: Telecine Play

 

 

7. My Name Is Now, Elza Soares

Ícone da música brasileira, Elza Soares é eterna. O documentário de Elizabete Martins Campos revisita momentos marcantes da história de Elza e conta com participação da artista, exaltando sua voz e sua força, dentro e fora dos palcos. Filme consagrado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2019 nas categorias Melhor Trilha Sonora Original, por escolha do júri oficial, e Melhor Documentário, por votação popular.

Onde assistir: Telecine Play

 

 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895