Dia Nacional do Choro: confira shows para celebrar a data

Dia Nacional do Choro: confira shows para celebrar a data

Neste dia 23 de abril, a Orquestra Típica de Porto Alegre e Elias Barboza Quinteto fazem apresentações gratuitas na Casa de Cultura Mario Quintana

Correio do Povo

Elias Barboza Quinteto faz apresentação na Travessa

publicidade

Neste dia 23 de abril se comemora o Dia Nacional do Choro e, especialmente, neste ano de 2024, a data torna-se mais especial, pois em fevereiro, o Choro foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Para comemorar a data, o Instituto Estadual de Música RS e Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 726), no Centro Histórico, apresentarão na Travessa dos Cataventos uma programação gratuita, a partir das 18h, dedicada ao gênero. Será a estreia da Orquestra Típica de Porto Alegre, uma orquestra popular, que tem na sua formação violino, bandolim, acordeon, clarinete, flauta, trombone, tuba, sax, trompete, piano, violões, cavaquinhos e pandeiro.

A comemoração também contará com a apresentação do grupo Elias Barboza Quinteto. Formado por Elias Barboza (bandolim), Fernando Sessé (percussão), Matheus Kleber (acordeon), Fabio Azevedo (cavaquinho) e João Vicente (violão sete cordas), o grupo lançou em 2018 o disco Luminoso que obteve amplo reconhecimento da mídia local, sendo ganhador do Prêmio Açorianos de Música, além de ter músicas do seu repertório vencedoras dos festivais Moenda da Canção e Musicanto.

Às 17h, na Sala Luis Cosme da CCMQ, será apresentado o curta "Matizes do Choro em Porto Alegre", produzido e dirigido pela flautista colombiana Paloma Palau e com produção e gravação de Oscar Giovanni Martínez.

Em Novo Hamburgo

No próximo domingo, dia 28 de abril, será apresentado o espetáculo “Chorando e Cantando” do regional O Choro é Livre, evento que celebra o choro e o samba de raiz, em homenagem ao Dia do Choro. O show será às 18h, no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, em Novo Hamburgo, com ingressos por meio de doação de um item de higiene pessoal.

No espetáculo “Chorando e Cantando”, o Regional atravessa gerações de compositores, como Chiquinha Gonzaga, Joaquim Antônio da Silva Callado, Ernesto Nazareth, Valdir Azevedo, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, passando por Noel Rosa, Cartola, Ismael Silva, Ataulfo Alves. O show também inclui momentos de descontração, nos quais os músicos contam curiosidades e fatos históricos sobre esses gêneros musicais e seus compositores. O objetivo é que o momento seja, não apenas de apreciação musical, mas de aprendizado sobre um recorte histórico da música brasileira de raiz e urbana.

Playlists temáticas

Em fevereiro de 2024, o Choro foi declarado Patrimônio Cultural do Brasil, reconhecendo sua importância histórica e cultural para o país. Para celebrar essa conquista, a Nikita Music, uma das maiores detentoras de acervos musicais do Brasil, destaca o seu catálogo de Choro, que inclui a Acari Records, primeira gravadora especializada no gênero no país.

A Nikita Music preparou uma série de ações especiais, incluindo a divulgação de playlists temáticas nas plataformas de streaming, como Spotify e Qobuz, e a realização de lives e conteúdos exclusivos em suas redes sociais.

Veja Também


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895