Dias de rock clássico gaúcho na praia

Dias de rock clássico gaúcho na praia

Principais cidades do Litoral Norte recebem o projeto ‘Rock RS na Praia’ nos sábados do mês de janeiro

Chico Izidro

Banda Replicantes com Julia Barth nos vocais foi uma atrações da estreia do projeto no sábado passado

publicidade

A festa começou no sábado passado em Tramandaí, quando o grupo Clássicos do Rock, formado por músicos que marcaram época em Porto Alegre nos anos 1980 e 1990, entre eles King Jim (Garotos da Rua), Márcio Petracco, Luciano Albo (Cascavelletes), Felipe Rotta e Fábio Ly (TNT), e depois Os Replicantes fizeram dois showzaços à beira-mar no final da tarde no sábado passado, em projeto batizado de "Rock RS na Praia - A História Não Acabou". Aproximadamente mil pessoas curtiram o espetáculo. Mas a coisa não vai parar por aí, sendo que nos dois próximos sábados ocorrerão apresentações. Primeiro neste dia 21, em Imbé, e depois no dia 28 de janeiro, em Capão da Canoa, sempre à tardinha, e o melhor, absolutamente de graça. O projeto foi criado por King Jim, e financiado pelo Pró-Cultura RS e patrocinado pela Claro. 

No show de Tramandaí, Os Replicantes fizeram uma apresentação apoteótica, levantando o público. O show começou ainda com a presença do sol, e só foi acabar já de noite, a escuridão tomando conta. Com 38 anos de estrada, Os Replicantes têm fãs com muito menos de sua idade de carreira. Muitos deles dançaram quase à exaustão em frente ao palco. A vocalista Júlia Barth, na banda há 16 anos, soltou a voz em 20 músicas muito conhecidas do público, passando por “Choque”, Nicotina”, “Sandina”, “Astronauta”, “Hippie-Punk-Rajneesh”, “Censor” e encerrando com “A Verdadeira Corrida Espacial”. Claro, sem esquecer o clássico-mor “Surfista Calhorda”. “Cara, é um privilégio ser a vocalista de minha banda preferida”, disse Júlia, que entrou em Os Replicantes em agosto de 2006. O baixista e um dos fundadores da banda, Heron Heinz, contou que o show foi emocionante. “Aqui é a nossa segunda casa”, destacou ele, lembrando que frequenta Tramandaí há várias décadas.

“Tivemos de nos adaptar aos novos tempos, mas nunca perdendo a essência roqueira. E isso, por incrível que pareça, nos fez ganhar um público novo, gurizada mesmo, contestadora. E ainda o público feminino devido à presença da Júlia”, disse. “Ela foi um achado, a melhor coisa que a gente poderia ter feito", agradeceu. Terminado o show, os músicos de Os Replicantes mostram ser gente como a gente e se perdem no meio dos fãs, de todas as idades e gêneros. Todos querendo tirar uma selfie, pegar um autógrafo com a história viva do Rock Gaúcho. 

Neste sábado à tardinha, em frente ao Hotel Samburá, os shows serão da Pata de Elefante e do roqueiro Frank Jorge, autor do clássico gaúcho Amigo Punk. A banda instrumental Pata de Elefante foi fundada em 2004, se projetando nos festivais de música independente nacionais, tendo lançado um álbum homônimo neste mesmo ano. Em 2007 soltaram o segundo trabalho, "Um Olho no Fósforo, Outro na Fagulha". O terceiro disco sairia em 2010, batizado de "Na Cidade", e em 2014 saiu "Julio Rizzo e Pata de Elefante". A banda se apresentará com Reinaldo Megliavachia, Daniel Mosmann e Gabriel Guedes. Já Frank Jorge tocou nos Cascavelletes, estreando em 1986 no Bar Ocidente, e depois seguindo outras parcerias como multi-instrumentista, entre elas com Júlio Reny, no Os Cowboys Espirituais. O sucesso nacional chegou através do videoclipe "Você foi Embora", exibido na MTV, e com música "Eu".

Depois, no dia 28, no Calçadão à beira-mar em Capão da Canoa, ocorre o terceiro e último dia do "Rock RS na Praia - A História Não Acabou", desta vez com shows da Bandaliera e Garotos da Rua. A primeira é conhecida principalmente pelos clássicos "Campo Minado" e "Nosso Lado Animal", surgindo no início dos anos 1980, no Bairro, e teve no vocalista Alemão Ronaldo um de seus expoentes, com a interpretação das composições de Fughetti Luz. E Os Garotos da Rua, que surgiu em julho de 1983, teve o nome inspirado numa música de Carlos Caramez e Sérgio Mello, lançou hits como "Você é Tudo Que eu Quero", "Tô De Saco Cheio", "Meu Coração Não Suporta Mais" e "Eu Já Sei". Certamente irão fazer a galera sacudir Capão da Canoa.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895