Dira Paes integra equipe curatorial do 50º Festival de Cinema de Gramado

Dira Paes integra equipe curatorial do 50º Festival de Cinema de Gramado

Conhecida nacionalmente por seus trabalhos no cinema, televisão e teatro, ela completa o trio de curadores com Marcos Santuario e Soledad Villamil

Correio do Povo

Novo trio de curadores do Festival de Cinema de Gramado já começaram a se reunir virtualmente

publicidade

A partir do dia 12 de agosto, Gramado irá respirar mais uma vez o melhor do cinema brasileiro, latino e ibero-americano. Pelo quinquagésimo ano seguido, o Palácio dos Festivais será a casa das produções audiovisuais e, em 2022, voltará a receber os maiores nomes do cinema da América Latina.

E o trabalho para tirar do papel a edição de número cinquenta do mais importante festival de cinema do Brasil já começou, e com reforço na equipe. Este ano, o time de curadores ganha uma nova integrante: a atriz Dira Paes. Junto ao jornalista, crítico de cinema, professor e editor do Correio do Povo Marcos Santuario e à atriz e cantora argentina Soledad Villamil, Dira assume a tarefa de selecionar os filmes de longa-metragem brasileiros e estrangeiros das mostras competitivas.

Engana-se quem pensa que a história de Dira com Gramado é recente. Há quase duas décadas, a atriz recebeu seu primeiro Kikito, por sua atuação no longa “Noite de São João”. Feito que se repetiu em outras duas oportunidades: 2009 e 2011. Em 2017, recebeu o Troféu Oscarito em homenagem aos seus, na época, 33 anos de contribuição ao cinema brasileiro.

Com mais de 80 trabalhos, entre cinema, televisão e teatro, Dira possui vitórias nos mais importantes festivais de cinema do país, como Festival de Cinema de Brasília, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e Cine Ceará. Fazem parte do currículo da atriz, ainda, passagens pelos Festival de Cinema Brasileiro de Paris, Los Angeles Brazilian Film Festival, Miami Brazilian Film Festival, Seattle Latino Film Festival e Salento International Film Festival.

“Eu devo tudo ao cinema brasileiro. Sempre digo isso. Disse isso no palco do Palácio dos Festivais quando fui homenageada com o Troféu Oscarito, quando esse festival completou 45 anos, e digo novamente. Eu estive muitas vezes na plateia de Gramado, aplaudindo pessoas que me inspiram. E agora, passando a integrar a curadoria neste ano festivo em que completa 50 edições, a sensação é de enorme honra e responsabilidade. É por meu amor pelo Brasil e pelo cinema feito nessa terra que eu vou, junto com o Marcos e com a Soledad, buscar retratar o melhor do nosso cinema na tela de Gramado”, diz.

Para a Presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, e Secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, a consagrada atriz chega para acrescentar. “A curadoria do Festival de Cinema de Gramado é reconhecida nacionalmente por seus nomes. Quando reformulamos o evento, em 2012, criamos um novo conceito para a curadoria, que trouxe o nosso Marcos Santuario ao lado dos saudosos José Wilker e Rubens Ewald Filho. Contamos ainda com as participações de Eva Piwowarski e Pedro Bial, até configurarmos o trio que temos hoje: Marcos, Soledad e Dira. São nomes respeitados e reconhecidos em suas áreas de atuação e, mais importante, pessoas que possuem um carinho muito forte com Gramado e com o Festival de Cinema”, afirma.

O 50º Festival de Cinema de Gramado ocorrerá entre os dias 12 e 20 de agosto e as inscrições para as mostras estão previstas para começar na segunda quinzena de fevereiro.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895