Disco póstumo de inéditas de Nelson Freire está entre os indicados pelo NYT

Disco póstumo de inéditas de Nelson Freire está entre os indicados pelo NYT

O álbum, que reúne gravações inéditas em disco, está sendo lançado agora para homenagear o maior pianista brasileiro, morto há um ano, em 1º de novembro de 2021

AE

O pianista brasileiro Nelson Freire faleceu no dia 1º de novembro de 2021

publicidade

Críticos do The New York Times fizeram uma lista com 5 discos para serem ouvidos já e incluíram um de Nelson Freire: Memories: The Unreleased Recordings, 1970-2019. O álbum, que reúne gravações inéditas em disco, está sendo lançado agora para homenagear o maior pianista brasileiro, morto há um ano, em 1º de novembro de 2021.

"O pianista brasileiro Nelson Freire era um desses artistas cujo perfil no meio musical era inversamente proporcional à sua posição entre os colegas músicos", escreveu David Weininger, que indicou o disco e citou Ivan Davis que disse, certa vez, que "toda pessoa que sabe alguma coisa sobre piano não consegue entender por que ele não é um nome familiar".

"Palavras como calor, refinamento, elegância se ligavam quase inelutavelmente à sua forma de tocar, que tinha perspicácia, excelente técnica e um toque quase magicamente belo. Dois lados diferentes de sua personalidade estão expostos nesta coleção póstuma montada por Dominic Fyfe, produtor musical de Freire na Decca", escreve.

Quatro concertos de apresentações de rádio nos anos 1970 e 1980, ele continua, mostram um calor e uma impulsividade nem sempre presentes mais tarde. "Há alguma agudeza em sua execução no Primeiro Concerto para Piano de Bartók - uma peça ausente de sua discografia - bem como acompanhamento bem adaptado do maestro Michael Gielen."

Ele comenta, ainda, que as sete peças solo nos devolvem ao piano sensível e matizado conhecido das duas últimas décadas de sua carreira. "Um arranjo da Dança dos Espíritos Abençoados, de Orfeu e Eurídice, de Glück - o bis de Freire - abre esta coleção; uma leitura silenciosa e devastadora do Intermezzo em lá de Brahms (Op. 118, nº 2) o encerra, uma lembrança pungente do que perdemos."

Memories: The Unreleased Recordings, 1970-2019 pode ser ouvido no Spotify e YouTube.

5 discos de música clássica indicados pelo New York Times

The Disney Book, de Lang Lang, piano (Deutsche Grammophon)

X: The Life and Times of Malcolm X, de Boston Modern Orchestra Project e Odyssey Opera Chorus com Gil Rose (BMOP Sound)

Karol Szymanowski: Piano Works, de Krystian Zimerman, piano (Deutsche Grammophon)

Memories: The Unreleased Recordings, 1970-2019, de Nelson Freire (Decca)

Hans Rott: Symphony No. 1, de Bamberg Symphony Orchestra com Jakub Hrusa (Deutsche Grammophon)


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895