Disney anuncia filme do clássico "Dom Quixote", de Cervantes

Disney anuncia filme do clássico "Dom Quixote", de Cervantes

Ainda não se sabe quem serão os protagonistas, nem a previsão para data de estreia

Correio do Povo

Clássico já teve diversas tentativas falhas de adaptação ao cinema, como a de Terry Gilliam, que trazia o francês Jean Rochefort como protagonista

publicidade

A Disney está preparando uma adaptação ao cinema da clássica obra literária "Dom Quixote", escrita em 1605 pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes, de acordo com o site especializado The Hollywood Reporter. A ideia, de acordo com a publicação, que cita fontes internas da empresa, é adaptar o trabalho ao excêntrico ambiente de "Piratas do Caribe", mantendo um tom fantasioso como o da bem-sucedida saga. Para isso, o filme terá produção e roteiro assinados por Billy Ray, que trabalhou em "Jogos vorazes" e "Capitão Phillips". 

"Don Quixote de la Mancha" é referência até hoje por discutir questões como coragem, amor e loucura através da história de um cavaleiro idealista que lutava contra moinhos de vento nos quais enxergava monstros ameaçadores, lançando-se em aventuras junto a seu fiel escudeiro Sancho Pança. O longa ainda está em fase de desenvolvimento e não se sabe quem serão os protagonistas ou se existe sequer uma previsão para a data de estreia.

Esta não será a primeira tentativa de adaptar o clássico para as telonas. O cineasta britânico Terry Gilliam, mais conhecido por "Os 12 Macacos", já tentou, ao longo da carreira, fazer uma versão bastante pessoal da história, numa empreitada que sempre emperrou em problemas como falta de dinheiro e condições desfavoráveis. Sua investida fracassada de rodar o longa em 1998, com Jean Rochefort e Johnny Depp, originou o documentário "Perdido em La Mancha".

Em 2017, Gilliam finalmente lança "The Man Who Killed Don Quixote", longa orçado em 17 milhões de euros, mas já prometeu que não vai ficar preso ao livro, enfatizando o tênue limite entre o real e o fabular trazendo o enredo de Cervantes para os nossos dias. "Não acredito nesse papo de o projeto ser amaldiçoado. Isso é uma desculpa pra vender jornais. Uma desculpa que fez desse meu sonho o 'Donald Trump dos projetos cinematográficos'. Mas agora ele sai", disse em maio durante o Festival de Cannes.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895