Documentário aborda desmantelamento do Morro do Castelo, no Rio de Janeiro

Documentário aborda desmantelamento do Morro do Castelo, no Rio de Janeiro

Filme tem roteiro e direção de Sinai Sganzerla, uma das filhas do histórico cineasta Rogério Sganzerla

Correio do Povo

Documentário aborda desmantelamento do Morro do Castelo, no Rio de Janeiro

publicidade

Com pesquisa, roteiro e direção de Sinai Sganzerla, uma das filhas do histórico cineasta Rogério Sganzerla, chega nesta quinta-feira às telas o documentário brasileiro “O Desmonte do Monte”. O filme é um documentário sobre o desmantelamento do Morro do Castelo, no Rio de Janeiro, uma megaintervenção urbana que durou décadas e possibilitou a abertura de modernas e espaçosas avenidas na então capital federal. Além disso, a obra também se apresenta como uma aula de História do Brasil.

O mote é o próprio Morro do Castelo, e a narrativa apresenta um retrato da urbanização em alguns de seus aspectos mais polêmicos. A Colina Sagrada, que depois recebeu o nome de Morro do Castelo, foi o local escolhido pelos portugueses para a fundação do Rio de Janeiro. Sua estrutura representa importante referência histórica e arquitetônica do passado da cidade carioca.

O filme busca já no século 16 as raízes dos mecanismos que unem classes dominantes, representadas por governos, igrejas, empresários e exércitos, em contraposição a populações em geral. Foca depois na saga do Morro do Castelo de São Sebastião, marco inicial da cidade do Rio de Janeiro, sobre o qual se erguem lendas sobre tesouros imponentes, que estariam escondidos em suas profundezas.

“O Desmonte do Monte” aborda ainda os possíveis motivos de seu desmanche e une os fatos históricos com a recente alteração das dinâmicas locais, ocasionadas pelas Olimpíadas. A linguagem do trabalho de Sinai Sganzerla se apresenta com clareza, de forma acessível e, até mesmo, didática. Apresenta uma pesquisa profunda, realizada de forma criteriosa, com um desfile de imagens, mostrando como é possível ter memória em um país.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895