Documentário sobre loucura estreia no Hospital São Pedro

Documentário sobre loucura estreia no Hospital São Pedro

Filme propõe uma reflexão sobre a importância da arte em abordagem terapêutica

Correio do Povo

“Arte da Loucura” é o segundo filme de uma trilogia das diretoras gaúchas Karine Emerich e Mirela Kruel

publicidade

Um cenário inusitado foi escolhido para o lançamento do documentário “Arte da Loucura”: o Hospital Psiquiátrico São Pedro (Bento Gonçalves, 2460), na Capital. O filme, vencedor do I Prêmio Diversidade RS na categoria Direitos Humanos, tem estreia marcada para o dia 18 de dezembro, às 20h. A entrada é franca.

“Arte da Loucura” é o segundo título da trilogia sobre loucura, realizado pelas diretoras gaúchas Karine Emerich e Mirela Kruel. O primeiro, chamado “Ruínas da Loucura”, de 2008, recebeu imensa repercussão nacional entre os profissionais que discutem a reforma psiquiátrica.

Para este segundo filme, as diretoras desenvolveram o trabalho dentro do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em 2013, época em que o grupo de teatro italiano Accademia Della Folia registrou residência artística no local. Além dos integrantes da companhia, o documentário apresenta o depoimento de artistas com distúrbios psiquiátricos, estudantes e trabalhadores da área da saúde mental do hospital.

Emerich e Kruel destacam que acompanharam o processo da residência do grupo italiano, produziram algumas cenas, recriaram para a linguagem audiovisual o texto teatral e realizaram entrevistas. Com esse material, desenvolveram o média-metragem, que trata a temática da loucura de forma inovadora, propondo uma reflexão sobre a importância da arte em sua abordagem terapêutica.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895