Documentário sobre Luis Fernando Verissimo ganha exibição em Gramado

Documentário sobre Luis Fernando Verissimo ganha exibição em Gramado

Filme da cineasta Luzimar Stricher encerra as mostras competitivas hoje no festival

Adriana Androvandi

Escritor Luis Fernando Verissimo e a cineasta Luzimar Stricher em making off do filme

publicidade

"Luis Fernando  Verissimo – O filme", que concorre na categoria documentário em longa-metragem, vai encerrar as mostras competitivas do Festival de Cinema de Gramado nesta sexta-feira, às 17h30min, no Palácio dos Festivais. A direção é da cineasta Luzimar Stricher, que teve acesso ao acervo do escritor, atualmente com 86 anos, e colheu depoimentos do próprio, da família e de amigos. A cineasta comenta que o longa começou em 2013 e levou dez anos para ficar pronto, tendo de atravessar o período da pandemia.

Luzimar antecipa que o documentário traz Verissimo contando sua história desde a infância. A timidez e o humor fino que o caracterizam dão o tom de seus depoimentos. Personalidades da cultura brasileira – os irmãos Chico e Paulo Caruso, Jorge Furtado, Jô Soares, Ziraldo e Zuenir Ventura –, amigos, colegas de trabalho e intelectuais falam sobre Verissimo e sua obra e relatam episódios que ressaltam seu talento, humanismo e a capacidade de dizer muito falando pouco.

Um dos maiores cronistas brasileiros, Verissimo é um homem de poucas palavras, vasta cultura e múltiplos interesses. Quieto, observador e crítico, é conhecido e admirado pela habilidade em retratar a sociedade com olhar sagaz e humor inteligente.

O autor tem uma vasta obra de crônicas, romances, cartuns e livros infanto-juvenis publicados no Brasil e em mais de 20 países. Muitos de seus textos foram adaptados para cinema, televisão e teatro. Entre seus muitos best-sellers estão Comédias da vida privada (adaptada para uma série da TV Globo), Gula: o clube dos anjos, As mentiras que os homens contam e O analista de Bagé (um dos personagens mais populares da literatura brasileira).

Suas crônicas e cartuns apresentaram personagens inesquecíveis, como Ed Mort, O Analista de Bagé, A Velhinha de Taubaté, Família Brasil e As Cobras. Seus romances revelam a extraordinária capacidade de lidar com diversas linhas narrativas, sempre com uma dose de humor.

A produção do longa-metragem de 120 minutos teve início em 2013, com recursos captados pela LIC – Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Como projeto cultural, "'Luis Fernando Verissimo – O filme' pretende sensibilizar o público para a importância da literatura, incentivar a leitura e a formação de novos leitores, além de enriquecer o acervo de memória da cultura brasileira, sendo um legado para as próximas gerações", ressalta a diretora na divulgação da produção.

A diretora

Luzimar Stricher é documentarista, com produção voltada para cinebiografias de grandes nomes da literatura brasileira, entre esses Erico Verissimo, Mario Quintana, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. Ao longo de três anos, a diretora acompanhou Luis Fernando Verissimo pelo país, registrando suas palestras e shows. Foi a única pessoa a ter acesso ao imenso arquivo pessoal do escritor, guardado na casa dele por cinco décadas, até o final de 2017, quando foi doado para uma universidade gaúcha. Luzimar digitalizou boa parte desse acervo, e o documentário apresenta parte do material.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895