Dois concertos para apreciar neste final de semana na Casa da Ospa

Dois concertos para apreciar neste final de semana na Casa da Ospa

O concerto “Pétrouchka” acontece no sábado, e a Série Música de Câmara retorna no domingo

Correio do Povo

Leonardo Loureiro Winter integra o Quarteto Arsis com concerto neste domingo, dia 15

publicidade

Dois dos maiores nomes da música russa no século XX estão representados no concerto “Pétrouchka”, que a Ospa apresenta neste sábado, dia 14, às 17h, na Casa da Ospa (Borges de Medeiros, 1501). Na primeira parte, a Ospa dedica-se a Dmitri Shostakovich e seu segundo concerto para violoncelo, que terá como solista a violoncelista Marina Martins; na segunda, a Igor Stravinsky e seu polêmico balé, “Pétrouchka”. O maestro argentino Luis Gorelik comanda a Ospa na apresentação, que tem ingressos pela Sympla.

A apresentação incluirá uma homenagem ao centenário do curso de Medicina Veterinária da Ufrgs. Além da tradicional transmissão ao vivo do concerto, às 17h, a Ospa também exibe a palestra Notas de Concerto, às 16h. As duas transmissões ocorrem no YouTube da Ospa no sábado.

Nesta edição, o escritor Milton Ribeiro comenta o repertório do dia, na Sala de Recitais. Segundo ele, o “Concerto nº 2 para Violoncelo e Orquestra, Op. 126” alterna “passagens da maior tristeza com trechos bizarros e danças fantásticas” e que Pétrouchka “apesar de complexa para qualquer orquestra, é deliciosa de ouvir, com seus vários e atraentes temas”.

Também, a Série Música de Câmara da Ospa retorna neste mês com uma apresentação do Quarteto Arsis, formado pelos músicos da Orquestra, Leonardo Loureiro Winter (flauta e flauta em sol), Ana Paula Schmidt (violino), João Senna (viola) e Martina Ströher (violoncelo). Neste domingo, dia 15, às 18h, o grupo apresenta obras de Joseph Haydn, Wolfgang Amadeus Mozart e Ernst Widmer na Sala de Recitais da Casa da Ospa. A entrada é franca e por ordem de chegada.

O vienense Franz Joseph Haydn (1732 – 1809) compôs seus quatro “Trios Londrinos” em 1794, após viagens à Inglaterra. O Quarteto Arsis executa “Trio Londrino nº1 em Dó Maior” e “Trio Londrino nº 2 em Sol Maior”, para flauta, violino e violoncelo. Logo depois, o grupo executa, do também vienense Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), o “Quarteto em Ré Maior para Flauta, Violino, Viola e Violoncelo”. Após interpretar obras dos clássicos Mozart e Haydn, o Quarteto Arsis apresenta “Paisagem Bahiana nº 4”, do compositor, pianista, regente e musicólogo Ernst Widmer (1927 – 1990). 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895