Dois gigantes do chamamé no Theatro São Pedro

Dois gigantes do chamamé no Theatro São Pedro

Acordeonistas argentinos Chango Spasiuk e Alejandro Brittes se apresentam hoje em Porto Alegre

Correio do Povo

Chango Spasiuk e Alejandro Brittes se conhecem há mais de 20 anos, mas realizam trabalho juntos pela primeira vez

publicidade

Os dois mais importantes nomes do chamamé na atualidade farão apresentação única nesta terça-feira, às 21h, no Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/nº), no Centro Histórico, em Porto Alegre. Os acordeonistas argentinos Chango Spasiuk e Alejandro Brittes vão subir ao palco do centenário teatro para o espetáculo “Ponto e Pianada”, um diálogo musical com linguagem carregada de identidade em que cada músico desbordará as peculiaridades e narrativas musicais resultando em um “som novo” para o ritmo. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla (www.sympla.com.br) ou na bilheteria do TSP a partir das 19h de hoje. 

Os músicos se conhecem há mais de 20 anos, contudo é a primeira vez que realizam trabalho juntos. Motivados pelo amor ao Chamamé, ritmo que os une, e pelo acordeón, instrumento pelo qual expressam a partir de estéticas musicais peculiares, Brittes e Spasiuk possuem, além da amizade, as condicionantes históricas de serem a nova geração do chamamé argentino.

Chango Spasiuk é um expoente contemporâneo marcante e inovador, que aprendeu com seu pai e seu tio, um cantor, e segue os passos de Abitbol, Cocomarola, Martínez Riera, Montiel e outros grandes compositores clássicos do chamamé. De uma posição de total abertura e ausência de preconceitos, Spasiuk produz uma rica mistura de sons e ritmo, de luz e sombra, onde legado e síntese, improvisação e composição, tradição e modernidade desempenham um papel semelhante, fazendo da sua música uma experiência de audição intensa que vai além dos limites de estilo e som. 
Lançou dez álbuns solo na Argentina, incluindo o multipremiado “Polcas de Mi Tierra” (1999). O mais recente trabalho de Chango, intitulado “Outras músicas”, recebeu dois prêmios Gardel de melhor álbum de folclore alternativo e melhor trilha sonora de música e televisão.

Alejandro Brittes é acordeonista, compositor, pesquisador e intérprete de música do litoral Argentino. Possui 30 anos de difusão do Chamamé pelo mundo apresentando-se em mais de 10 países. Conceituado pelo Norte Americano Mark Brill, PHD em música da Universidade do Texas (EUA), no livro "Music of Latin America and the Caribbean", como um dos três principais acordeonistas do gênero junto a Raul Barboza e Chango Spasiuk. Em 2021, Alejandro publicou o livro “A Origem do Chamamé” junto com a historiadora e produtora cultural Magali de Rossi sendo este um dos mais vendidos na Amazon Brasil na categoria artes. Atualmente está gravando o disco duplo intitulado “(L)ESTE” um trabalho crossover que une a música antiga barroca com o Chamamé contendo arranjos impressionistas escritos por Fernando Cordella.
 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895