Domingo tem atrações eruditas em Porto Alegre

Domingo tem atrações eruditas em Porto Alegre

Ospa Jovem se apresenta às 17h

Correio do Povo

Ospa Jovem e Arthur Barbosa

publicidade

No 20º Encontro de Violoncelos do RS, a Ospa Jovem se apresenta neste domingo, 17h, na Sala de Concertos da Casa da Música da Ospa, situada no Centro Administrativo do Estado (Borges de Medeiros, 1501). Sob a regência de Arthur Barbosa, tocará obras de diferentes épocas e estilos, incluindo trechos de óperas e temas de filmes. O solista será Rafael Honorio Sobrinho, 21 anos, aluno da escola e vencedor do 1º Concurso para Jovens Violoncelistas do RS. A entrada é franca.

A abertura é com “Marcha Turca”, do conjunto de peças de música incidental “As Ruínas de Atenas”, de Beethoven. Depois vem o primeiro movimento do “Concerto para Violoncelo, Cravo e Codas”, de Georg Matthias Moon; “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini; “Sheherazade”, de Rimsky-Korsakov; a “Dança Eslava nº 7”, inspirada no folclore; “O Trenzinho Caipira”, de Villa-Lobos; e “Suíte Chimango nº 1”, de Arthur Barbosa. A seguir será executada a abertura de “Orfeu no Inferno” de Offenbach. O final será com a suíte do filme “Senhor dos Anéis” e “Into The Storm”, da mesma trilha.

Um dos maiores pianistas do mundo, Nelson Freire, é o convidado da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, domingo, às 18h, e segunda, 20h, no Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/nº). Consagrado universalmente, com honrarias em vários países, ele já tocou neste palco inúmeras vezes, voltando agora para homenagear Eva Sopher, com o “Concerto nº 2 em Fá Menor”, de Chopin, uma das obras preferidas da ex-presidente da Fundação Theatro São Pedro, falecida em fevereiro último.

Pra começar será interpretada a abertura da ópera “As Bodas de Fígaro” e a “Sinfonia nº 40”, de Mozart, e após um breve intervalo a orquestra acompanhará Freire em sua interpretação de Chopin. Natural de Boa Esperança (MG), ele, aos 14 anos, já era considerado um grande mestre do piano. Estudou em Viena, aos 19 conquistou seu primeiro prêmio internacional, mas o grande debut foi aos 23 anos, em Londres. Um ano depois foi considerado, pela revista Time, “um dos maiores pianistas dessa ou qualquer outra geração”, pela apresentação com a Filarmônica de Nova Iorque. A partir de então, atuou ao longo de cinco décadas em cerca de 70 países.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895